Notícias da diocese › 14/10/2021

Diocese de Osório prepara o Dia Nacional da Juventude – DNJ 2021 em Maquiné

A Diocese de Osório, por meio do Setor Juventude tem preparado mais uma edição do evento DNJ – Dia Nacional da Juventude, que ocorrerá no dia 31 de outubro, das 14h às 18h, na sede da Paróquia Santo André Avelino, no Centro de Maquiné. O DNJ neste ano, tem por lema “Que seja um!”, cfe. Jo 17,21. Este lema é um convite à unidade. Sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida.

Devido às restrições para controle da pandemia da Covid-19, o número de participantes será reduzido e será feito por meio de representatividade, ou seja, cada grupo e expressão juvenil da Diocese irá inscrever até oito membros dos grupos presentes no mapeamento das juventudes realizado pelo Setor Juventude, para participação de forma presencial. Também será possível acompanhar de casa, por meio da transmissão ao vivo com a atuação da Pastoral da Comunicação na página do Facebook do Setor, da Diocese e paróquias.

De acordo com o referencial para o Setor Juventude, Pe. Ricardo Justin Jacoby, a Diocese quer celebrar com toda a Igreja o Dia Nacional da Juventude, esse ano dentro do que é permitido e com os devidos cuidados, de maneira presencial, não ainda como gostaríamos, mas é uma oportunidade de celebrar, reavivar o Dom da fé, enquanto esperança.

“Esperança de dias melhores, como nos diz na carta de São Paulo aos Coríntios. Uma esperança que vem do céu para assumir o hoje. Que esperança precisamos reavivar no coração da juventude?”, questiona, Pe. Ricardo.

Uma novidade na edição do DNJ 2021 anunciada pelo referencial do Setor Juventude é a presença de uma relíquia de primeiro grau do Beato Carlo Acutis, considerado modelo de vida para os jovens, como reza a oração: ‘Ó Deus, nosso Pai, obrigado por nós teres dado Carlos, modelo de vida para os jovens e mensagem de amor para todos.’.

Quem é Carlo Acutis?

Nascido em Londres em 1991 e tendo vivido em Milão, Carlo faleceu em 2006 em Monza de uma leucemia fulminante. Foi declarado venerável no verão de 2018. Em 6 de abril passado, seus restos mortais foram transladados para o Santuário do Despojamento em Assis.

Carlo foi sempre um jovem normal, com hábitos semelhantes aos seus pares, amava estudar, jogar futebol e estar com os outros. Na sua trajetória de vida, descobriu um grande amigo, Jesus. E esse precioso tesouro queria compartilhá-lo com todos, tornando-se assim um apóstolo. Como? Por meio do que mais gostava: tecnologia da informação. Em virtude disso, realizou uma exposição sobre os milagres eucarísticos, para compartilhar com todos a alegria de um encontro concreto com Jesus.

Inspiração do DNJ 2021

Em consonância com a proposta da Pastoral Juvenil Nacional, a programação proposta segue os subsídios do DNJ 2021 e inspira-se nas palavras do Santo Padre na Exortação Apostólica Pós-Sinodal – Para os Jovens e para todo o povo de Deus Christus Vivit:

Queridos Jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido que os lentos e os medrosos. Correr atraídos por esse Rosto tão amado, que adoramos na Sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão sofredor. Que o Espírito Santo os impulsione nesta corrida para diante. A Igreja necessita de seu entusiasmo, suas intuições, sua fé”.  (Papa Francisco, Christus Vivit, nº299)

Confira a PROGRAMAÇÃO:

14h: Acolhida

14h15: Animação

14h45: Leitura Orante da Bíblia

15h: Somos parte de um todo! – Trabalho em grupos

16h: Animação

16h20: Talk Show com o tema “A força da unidade!”

17h: Animação vocacional: “Minha vocação e o sentido da vida”

17h30min: Animação e encaminhamentos para a Celebração Eucarística

18h: Celebração Eucarística