A Voz do Bispo › 29/03/2024

Amizade e Páscoa cristã

Com a proclamação da Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, na celebração de Ramos, abrimos a Semana Santa. Semana em que fazemos memória dos últimos momentos da vida de Jesus, que culmina na celebração da Vigília Pascal. A participação com espírito de fé nestas celebrações nos abre a mente e o coração para compreender o tamanho do amor de Deus.

Como ensina o Papa Francisco numa de suas catequeses: “Quando dirigimos o olhar para a Cruz, onde Jesus foi pregado contemplamos o sinal do amor, do amor infinito de Deus por cada um de nós e a raiz da nossa salvação. Daquela cruz brota a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro. Por meio da cruz de Cristo o maligno é vencido, a morte é derrotada, a vida é-nos doada, a esperança é-nos restituída”.

Nunca podemos separar a paixão de Jesus da sua ressurreição. O crucificado ressuscitou. “Ele não está mais aqui, ressuscitou” é o que o anjo anuncia as mulheres que foram logo cedo ao sepulcro. Essa é a bela e grande passagem, a feliz notícia, a páscoa de Cristo e nossa. Somos de fato “Peregrinos da esperança”. É o tema do Jubileu que estamos nos preparando a vivenciar.

A ressurreição de Jesus tem um reflexo a nível pessoal e social. Reconciliou a humanidade entre si e com o Pai. Nela está o fundamento da amizade social, pois como diz Paulo: “derrubou o muro de separação e fez dos judeus e pagãos um único povo de Deus”. A ressurreição é o coração da Páscoa Cristã, nos lembra e atualiza no aqui e agora, a ação salvadora de Deus.

A ressurreição de Jesus, coração da Páscoa cristã, é a vitória do amor sobre o ódio, do bem sobre o mal, da graça sobre o pecado. É um convite a renovarmos nossa opção por Jesus e a vivermos com esperança porque Ele ressuscitou e estará sempre conosco.

Com Cristo nossa Páscoa, alegremo-nos e nele exultemos, avancemos juntos no CAMINHO! É Páscoa quando vivemos o Batismo, celebramos a Eucaristia, promovemos a vida na família, valorizamos a comunidade e construímos amizade social. Que assim seja! Votos a todos de uma FELIZ e ABENÇOADA PÁSCOA!