Notícias da diocese › 31/08/2021

Ação de graças pelos 100 anos de vida da Irmã Marta Mogarde, dia 12 de setembro, na Catedral de Osório

Irmã Marta Mogarde completa 100 anos de vida no dia 12 de setembro de 2021, e uma celebração em ação de graças será realizada no dia de seu aniversário, com a presidência do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório, no dia 12 de setembro, domingo, às 10h, com transmissão pela Pastoral da Comunicação na página da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Facebook.

Irmã Marta faz parte da comunidade religiosa Imaculada Conceição, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, situada em Osório, onde a religiosa vive de maneira simples, fraterna, dedicando-se, especialmente à vida de oração, sem esquecer os pobres e doentes.

Em nome da Conferência dos Religiosos do Brasil – Núcleo de Osório, a irmã Leonir Quadros de Matos, da Congregação  Irmãs Escolares de Nossa Senhora, diz que se alegra e celebra com Ir. Marta Mogarde o centenário de sua vida e a grandeza de sua missão.

Expressamos nossa gratidão por seu testemunho vocacional e pelo bem realizado pelo povo desta região. Deus seja louvado por tanto carinho e a recompense por sua delicadeza em perceber as necessidades dos amados do Senhor. Receba nosso afetuoso abraço e uma prece muito especial desejando-lhe bênçãos, saúde e muitos anos de vida alegre. A CRB lhe abraça com carinho!”

Trajetória de vida e missão

Irmã Marta é natural de São Borja/RS, nasceu em 12 de setembro de 1921. Viveu sua infância e adolescência junto aos seus familiares. Ainda jovem manifestou o desejo de consagrar a sua vida a Deus. Para concretizar esse desejo mudou-se para Porto Alegre.

Em 1943 ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, Congregação de fundação gaúcha, onde realizou a primeira etapa formativa (aspirantado). Em 1945 deu mais um passo na sua formação (noviciado). E, em 1946, Ir. Marta emitiu os primeiros votos religiosos (juniorado). A partir desse momento começou agregar algumas atividades pastorais.

Em 14 de junho de 1951 consagrou-se a Deus e à Igreja definitivamente, professando os votos solenes. Nesse mesmo ano, a convite do então arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Vicente Scherer, a Congregação enviou Ir. Marta para Osório, acompanhada com mais duas Irmãs, as quais formaram a comunidade religiosa nas dependências do hospital da cidade, São Vicente de Paulo, onde desempenharam a função de administração da entidade hospitalar. Função que desempenhou por meio da sua formação superior em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo de São Paulo/SP e em Auxiliar de Enfermagem cursada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Segundo Ir. Theresinha de Risson, a qual reside com a Ir. Marta, “ela foi uma das pioneiras dessa missão em Osório, além dos trabalhos dedicados a serviços assistenciais, litúrgicos e catequese e ressalta dessa convivência muita admiração.

“Uma das características marcantes da Ir. Marta é certamente a sua sensibilidade, zelo e a atenção voltada, especialmente aos mais necessitados. Uma vida dedicada ao serviço do Reino”, conta Ir. Theresinha.

Ir. Marta contribuiu com a área da saúde não somente em Osório, também outras cidades do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina contaram com a sua experiência e missão, como o Hospital  São José em Palmares do Sul, Hospital Sant’Ana em Bom Retiro do Sul e Hospital Nossa Senhora  de Fátima na cidade catarinense de Praia Grande.

Em 2010 retornou à cidade de Osório e passou a atuar na Pastoral da Saúde e cuidados com as alfaias da Capela do Hospital São Vicente de Paulo e liturgia, compromissos assumidos com alegria por ter retornado à entidade.

Ir. Marta, que em 1971 celebrou o seu Jubileu de Prata e, em 1996, o de Ouro e, ao completar 100 anos de vida, celebra o Jubileu de Jequitibá.