Impressões da Visita Pastoral na Paróquia Santo Antônio

A Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio da Patrulha recebeu a Visita Pastoral do bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, entre os dias dias 21 a 23 de setembro. A Paróquia tem por pároco o Pe. Ozeias Vieira dos Santos. Confira abaixo os principais destaques e impressões do bispo diocesano sobre a Visita:

“Posso dizer que percebi uma grande riqueza de atividades e iniciativas, o cuidado litúrgico é visível na maioria das comunidades inclusive com o melhoramento das estruturas especialmente dos lugares de celebração.

Percebe-se uma boa aceitação do pároco, Pe. Ozeias, por parte das lideranças e do povo em geral.

A construção do plano de pastoral paroquial ajudou a provocar uma maior organicidade e a implementar algumas pastorais que estavam mais esquecidas, como pastoral da pessoa idosa, os grupos de família e a visitação.

Nota-se o esforço da catequese em preparação à Eucaristia e Crisma já nos moldes propostos na perspectiva da iniciação à vida cristã partindo da Leitura Orante da Palavra. Como material adotaram a proposta da Paulus (produzido pela Diocese de Joinville).

Sugiro que se dê atenção particular à animação vocacional com as equipes vocacionais que poderiam incentivar o surgimento de grupos de coroinhas, chão propício para o despertar vocacional.

Embora tenha um bom trabalho com a Pastoral da Criança, exorto a promover alguma iniciativa de Infância e Adolescência Missionária, como sinal importante de uma Igreja Missionária.

Louvável a participação e o esforço do Conselho de Assuntos Econômicos em ajudar o padre para regularizar a situação financeira da Paróquia, assim como também da Comissão da reforma da Igreja Santo Antônio, na comunidade sede. Hoje, percebe-se um clima bom e favorável de colaboração das pessoas.

É visível a perspectiva carismática, mas sem exageros. Positivo o incentivo ao cultivo da vida espiritual e se percebe isso na participação efetiva no celebrar litúrgico.

Uma paróquia que tem sua riqueza própria, que vem de sua história e tradição e também da experiência e do sentir do padre. Tem potencial grande de lideranças, mas que às vezes resistem assumir funções de coordenação, especialmente no interior.

Pode ser uma leitura não completa, mas é o que pude colher do breve tempo passado nesta Paróquia e encontros realizados.

Que Santo Antônio, exímio e fervoroso pregador, interceda disposição e desejo de melhoramento constante na construção de comunidades participativas e fervorosas.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório”

Fotos: Valmir Reis da Silveira da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio – Santo Antônio da Patrulha