Notícias da diocese › 28/02/2023

Dois jovens da Diocese de Osório ingressam para a formação do Propedêutico

Dois jovens ingressaram como seminaristas da Diocese de Osório, na última segunda-feira, 27/02, em uma das primeiras etapas na formação para se tornar presbítero, a fase do Propedêutico, que significa introdutório.

De acordo com o referencial para a Animação Vocacional da Diocese de Osório, Pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva, no Propedêutico o jovem ingressa, de fato, no processo formativo. Após serem avaliados pelos formadores durante os encontros vocacionais, os aprovados iniciam o processo de preparação para o Seminário Maior. Tal preparação possui uma programação específica, residência distinta e dura por volta de um ano.

O propedêutico é realizado no Seminário Menor São José em Gravataí. O seminário São José pertence à Arquidiocese de Porto Alegre e recebe os seminaristas da Diocese de Osório para a formação por meio de uma parceria entre ambas.

Os jovens são o Eduardo Sparremberger Jaeger, da comunidade São Pedro e São Paulo da Paróquia São José, bairro Rio do Terra, em Três Cachoeiras, e João Luís Garcia Sobotyk, da Paróquia São Pedro, em Xangri-Lá.

Acompanharam os jovens no ingresso ao Seminário Menor o referencial para a Animação Vocacional da Diocese de Osório, Pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva, e o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Marlon Ramos Lopes.

Em 2023, no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, pertencente à Diocese de Osório, localizado na cidade de Viamão, dando continuidade aos estudos estão os jovens seminaristas Erique Nostrani dos Santos, natural de Maquiné, encontra-se no primeiro ano do Discipulado e cursando Filosofia. Já o seminarista Giovane Colisse, também de Maquiné está no segundo ano do Discipulado e também cursa Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS).