Notícias da diocese › 01/12/2023

Diocese de Osório reintroduz cursos do Movimento Emaús após 18 anos

Após um longo período de 18 anos, a Diocese de Osório, por meio da Coordenação diocesana do Movimento Emaús, celebra o retorno dos cursos masculino e feminino do Movimento na Diocese. O último registro desses cursos data de 2005.

O movimento Emaús, de abrangência nacional, teve seu surgimento no final dos anos 60, originado em São Paulo, tendo como fundador Monsenhor Benedito Mário Calazans. Este movimento é direcionado às comunidades missionárias para jovens e foi aprovado pelos bispos em cujas dioceses se encontra instalado. Seu objetivo principal é proporcionar cursos a jovens, oferecendo a oportunidade de uma reflexão profunda sobre o valor da vida e da Igreja, além de uma experiência em comunidade baseada na Palavra de Deus. O Rio Grande do Sul destaca-se como o estado com o maior número de dioceses que possuem o movimento Emaús, totalizando 10 dioceses.

Os cursos

Os cursos se estruturam em torno do primeiro anúncio (Kerigma), seguido por uma catequese fundamentada na doutrina (o “Credo”) e na Teologia dos Sacramentos. Seu propósito principal é formar e desenvolver líderes comunitários que, posteriormente, atuarão em suas respectivas paróquias de origem. Voltado para jovens solteiros, entre 18 e 29 anos, os cursos permitem a atuação no Movimento ao longo da vida, mesmo após essa faixa etária.

De acordo com o presidente do Pré-Secretariado Diocesano do Emaús, Felipe Antônio da Rosa de Lima Bittencourt, “é importante ressaltar que o Emaús não retira o jovem das paróquias. Ao contrário, seu papel enquanto instrumento da Igreja é oferecer uma formação cristã sólida aos participantes, possibilitando que retornem às suas paróquias e promovam dinamismo nos grupos de jovens locais”, afirma Felipe, destacando que São João Batista é o padroeiro do Movimento.

Além dos cursos, o Emaús oferece as aulas da Escola Missionária, que contribui fortemente para a formação de líderes que atuam nas paróquias.

O Emaús na Diocese de Osório

Desde os anos 90, a Diocese de Osório registra a participação de muitas pessoas nos cursos de Emaús, inicialmente com jovens da Paróquia São José Operário da Vila São João – Torres, na época a região pertencia a Diocese de Caxias do Sul e os jovens se deslocavam para essa cidade para realizarem os cursos. Posteriormente, a partir dos anos 2000, jovens da Paróquia São Domingos de Torres passaram a frequentar os cursos em Porto Alegre.

Entre 2004 e 2005, a Diocese teve a realização de quatro cursos de Emaús, sendo dois masculinos e dois femininos. Nessa oportunidade, nessa época, o bispo da Diocese era dom Thadeu Gomes Canellas e autorizou a vinda dos cursos por meio do Emaús de Porto Alegre e do Emaús de Pelotas, com a participação de várias pessoas das áreas litorâneas, como Torres, Vila São João, Três Cachoeiras e Arroio do Sal. Contudo, poucas pessoas deram continuidade ao Movimento, resultando na interrupção dos cursos.

Em 2019, a ideia de retomar os cursos ganhou força com o apoio do pároco de Torres, padre Leonir Alves. As tratativas para o retorno do movimento na Diocese envolveram contatos com o Monsenhor Urbano Zilles, diretor espiritual do Emaús de Porto Alegre, além de tratativas com a coordenação regional (RS) e com o secretariado nacional do Movimento.

Felipe conta que a pandemia em 2020 trouxe a necessidade de reuniões virtuais, algumas das quais com a presença do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e do padre Gilberto Fraga, que participou inicialmente como diretor espiritual, até que em 2022, a Diocese oficializou a retomada dos cursos de Emaús.

Retomada em 2023

Em 2023, os cursos, masculino e feminino, contaram com a participação de jovens das paróquias São Domingos (Torres), São José Operário (Vila São João), Nossa Senhora do Amparo (Dom Pedro de Alcântara), São José (Três Cachoeiras) e São Pedro (Xangri-Lá). O retorno do Emaús à Diocese de Osório recebeu amplo apoio do bispo, do clero e das paróquias onde o Movimento já está presente.

Atualmente, o Pré-Secretariado Diocesano do Emaús é composto por diversas lideranças. O Casal Presidente é Felipe Antônio de Lima Bittencourt e Grasiela de Lima Bittencourt, além do diretor espiritual, padre Edivan Machado de Oliveira. Outras lideranças jovens estão envolvidas nas diversas áreas de atuação do Movimento, tais como:

Vice-presidente: Bruna Schreiner

Vice-presidente: Paulo Ricardo Espíndola