Notícias da diocese › 30/10/2023

DNJ 2023 arrecada meia tonelada de alimentos para famílias em vulnerabilidade social

No último domingo, 29, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2023 foi marcado por um gesto de solidariedade que aqueceu os corações de todos os presentes. A juventude reunida no evento arrecadou mais de meia tonelada de alimentos para doação, demonstrando que a generosidade e o espírito de ajuda ao próximo são valores vivos entre os jovens.

Foram 510 kg de comida arrecadados como colaboração dos participantes no evento com o propósito de ajudar aqueles que necessitam. O evento ocorreu na Paróquia São José Operário, na Vila São João, em Torres, e a destinação dos alimentos será para as famílias assistidas pela Pastoral Social da paróquia.

Segundo Lohana Mota, articuladora do Setor Juventude, nos últimos anos, a arrecadação de alimentos tem sido uma meta para o DNJ. Neste ano, a taxa de inscrição do evento foi direcionada para fortalecer essa ação solidária, em consonância com o subsídio do Dia Nacional da Juventude, que abordou a questão da fome em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023.

“O objetivo foi sensibilizar os jovens para a questão da fome e para a importância de se envolver com aqueles que batem às nossas portas, que procuram nossa ajuda e que muitas vezes passam despercebidos na sociedade”, afirma a articuladora.

A Pastoral Social da Paróquia São José Operário esteve presente no evento para receber as doações e, durante o evento, já preparava as cestas básicas. As doações serão destinadas às famílias atendidas por eles. A agente da Pastoral Social, Adelia de Matos Scheffer, expressou profunda gratidão, afirmando que as doações representam uma ajuda significativa para as 130 famílias que a pastoral atende mensalmente. Ela destacou que nem sempre há alimentos para todas essas famílias, tornando a arrecadação de 510 quilos de comida um gesto verdadeiramente generoso e emocionante.

O gesto de solidariedade demonstrado pela juventude no DNJ 2023 é um exemplo inspirador de como a união e a compaixão podem fazer a diferença na vida daqueles que mais necessitam. A comunidade local e as famílias carentes atendidas pela Pastoral Social agradecem a todos os envolvidos e louvam a Deus por essa ajuda que encheu as prateleiras vazias e os corações de esperança. Que esse espírito de solidariedade continue a iluminar o caminho da juventude e de toda a sociedade.