Artigos, Slides › 28/03/2024

O itinerário espiritual da Semana Santa

A Igreja Católica deu início, no último domingo (24), a Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos. A Semana Santa se estenderá até o próximo domingo (31), com o domingo de páscoa.

A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana e é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Neste tempo litúrgico, em todas as comunidades eclesiais da Igreja Católica no mundo e no Brasil, os cristãos católicos revivem os passos da paixão, morte e ressurreição de Cristo, trilhando com Ele um caminho de conversão. Acompanhe abaixo os ritos e os sentidos de cada dia da celebração do Tríduo Pascal.

QUINTA-FEIRA SANTA

Na Quinta-feira Santa, destaca-se o ritual do Lava-pés, recordando a última ceia de Jesus com seus discípulos, enfatizando o serviço e a humildade. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Nesse dia também é realizada a instituição da Eucaristia e do sacerdócio católico.

SEXTA-FEIRA SANTA

A Sexta-feira Santa é marcada pela contemplação da Paixão de Cristo e pela veneração da santa cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas paróquias e comunidades são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis.

SÁBADO SANTO

O Sábado Santo, embora pareça vazio, é um período de espera e reflexão sobre a morte de Cristo e Sua descida à mansão dos mortos, preparando-se para a Vigília Pascal.

Durante a Vigília Pascal, a Igreja permanece junto ao sepulcro de Cristo, aguardando Sua Ressurreição. A bênção do fogo, a procissão do Círio Pascal e a proclamação da Páscoa destacam a alegria da ressurreição, enquanto a liturgia da Palavra enfatiza a coerência das Escrituras em relação a Cristo.

DOMINGO DE PÁSCOA

O Domingo da Ressurreição é o ápice da Semana Santa, celebrando a passagem de Jesus da morte para a vida, não apenas como uma lembrança, mas como uma realidade viva e presente na vida dos fiéis.

A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança.

Com informações da CNBB.