Notícias da diocese › 30/01/2019

Diocese de Osório está representada na 37ª edição do curso de Missiologia na Argentina

As Pontifícias Obras Missionárias da Argentina promovem entre os dias 21 de janeiro e 2 de fevereiro, em Buenos Aires, a 37ª edição do curso de Missiologia, reconhecido pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e pela Universidade Católica da Argentina (UCA). O curso tem três módulos com duração de três anos, realizado no período das férias.

Participando do segundo módulo do curso está o coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), Pe. Rodrigo Schüler de Souza. De acordo com Pe. Rodrigo, nesse segundo módulo o conteúdo programático tem desafiado os cursistas para a animação missionária na Igreja.

“Todos os temas dão enfoque à dimensão missionária, como por exemplo: Eclesiologia para a Missão; Cartas de São Paulo; Dimensão missionária de Maria; Teologia das religiões e diálogo inter-religioso; Missão e Ecumenismo e Dimensão missionária da Catequese,” relata Pe. Rodrigo.

O curso possibilita um aprofundamento diante dos principais desafios da Evangelização e promove a partilha de experiências trazidas pelos diversos participantes dos países do sul da América Latina, onde participam padres, religiosos e religiosas e  leigos e leigas.

Pe. Rodrigo participa com mais três brasileiros, de diferentes regiões do Brasil, financiados pelas Pontifícias Obras Missionárias do Brasil, a fim de capacitar e impulsionar lideranças para a Animação Missionária nos Regionais e Dioceses.

“Quando tenho a oportunidade de interagir com outras experiências e poder partilhar o que temos no Brasil e na minha Diocese, percebo que já temos muito e por isso agradeço a Deus por termos boas ações para despertar a missionariedade em nossas comunidades. Essas ações nos unem mais ainda com a proposta do Papa Francisco ao promulgar o Mês Missionário Extraordinário com ações concretas para todo o ano de 2019″, explica Pe. Rodrigo.

A Diocese de Osório possui os Grupos de Famílias, os Visitadores Missionários, os conselhos missionários, grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM), a catequese renovada, o Plano de Pastoral Diocesano, e muitas outras ações missionárias.

Pe. Rodrigo considera as ações como instrumentos para que se realize um reavivamento da fé em Jesus Cristo, pelo testemunho e ousadia do ser uma Igreja em saída, que não tem medo de ir ao encontro dos abandonados e distanciados da fé, pessoas entusiasmadas e cheias de esperança, que abandona o pessimismo e vê sua paróquia e comunidade como servidoras do Evangelho.

“Volto para a Diocese com mais vontade de ajudar na animação missionária, ainda mais neste ano, onde temos muitos desafios pela frente com o Mês Missionário Extraordinário”, conclui Pe. Rodrigo.

O curso é realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), com a participação de 45 alunos da Argentina, Chile, Brasil e Uruguai.

Fotos: Arquivo pessoal