Notícias da diocese › 09/11/2022

Diocese de Osório reafirma atuação dos Grupos de Famílias para os próximos anos

Em reunião, no último sábado, 5 de novembro, muitas lideranças dos Grupos de Famílias, dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs), dos movimentos de leigos e padres da Diocese de Osório, reafirmou-se a importância de levar adiante a atuação do Grupos de Famílias, dando-lhes nova força e adaptando seus encontros para os novos tempos da Igreja.

Com a presença do bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, e a condução da primeira parte da atividade pelo vigário geral, Pe. Ildomar Ambos Danelon, realizou-se uma avaliação da trajetória dos Grupos de Famílias na Diocese. A proposta teve impulsionamento no ano 2000, respondendo ao apelo da Igreja a partir do programa de evangelização da virada do milênio, “Ser Igreja no Novo Milênio”.

Na sequência, o reitor do Seminário Rainha dos Apóstolos, Pe. Tiago Gomes, tratou sobre as Comunidades Eclesiais Missionárias e a experiência dos Grupos de Famílias.

E, por fim, o referencial para o Conselho de Leigos e Grupos de Famílias, Pe. Luciano Motti, conduziu momento de projeção dos Grupos para os próximos anos.

Segundo Pe. Luciano, os Grupos de Famílias da Diocese se encontram em momento decisivo de sua história, avaliando sua força evangelizadora e projetando a ação para os próximos anos. Descobrem-se como a real possibilidade de realizar as Comunidades Eclesiais Missionárias prospectadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ao final da reunião encaminhamentos foram dados a partir da concordância de que se faz necessário imediata elaboração do Livro com os roteiros de Encontros para o ano de 2023, que reunirá os Grupos em torno da Palavra de Deus.

Além disso, assume-se o desafio de fazer destes encontros o roteiro para as reuniões dos diversos grupos formados a partir dos movimentos de leigos e das juventudes da Diocese.

Para 2023, além dos encontros nos pequenos grupos, haverá reuniões regulares dos animadores paroquiais dos Grupos de Famílias, o Encontrão Diocesano, e a constante revisão da metodologia desta ação evangelizadora.