Notícias da diocese › 04/06/2018

Comissão de Arte Sacra representada no XVI Congresso Litúrgico Internacional na Itália

De 31 de maio a 2 de junho aconteceu o XVI Congresso Litúrgico Internacional, no Mosteiro de Bose, Itália e, na edição deste ano, teve por tema “Arquitetura de Proximidade – Ideias de Catedral; experiências de comunidade.

O Congresso, que ocorre todos os anos, reúne arquitetos, engenheiros, artistas, teólogos, liturgistas, religiosos e religiosas que, durante três dias, recolhem-se no Mosteiro Ecumênico de Bose, norte da Itália, para tratar de assuntos relacionados à arquitetura do espaço sagrado.

Neste ano contou com mais de 200 participantes de 15 diferentes países tratando sobre o tema principal – a  importância da proximidade na relação entre igreja e comunidade. Ou seja, como as pessoas vivenciam sua experiência de fé dentro do espaço da igreja e seu entorno, e de que forma esta construção participa do dia-a-dia da cidade. “Ideias de Catedral; experiência de comunidade” quer dialogar a respeito dos espaços abertos, das praças, das ruas que circundam a igreja, e como a comunidade se apropria desses lugares também como espaços de celebração comum, na intenção de estar cada vez mais próximos uns dos outros.

Da Diocese de Osório, participou representando a Comissão de Arte Sacra, o arquiteto e urbanista Alencar Massulo de Oliveira, que em 2017 participou deste Congresso juntamente o bispo diocesano, Dom Jaime Pedro Kohl e Pe. Marlon Ramos Lopes.

De acordo com Alencar, o Congresso é um dos eventos de maior importância sobre arquitetura do espaço sagrado, retratando experiências extraordinárias do mundo todo e proporcionando conversas de alto nível técnico, artístico, teológico e litúrgico.

“Esta edição, em especial, traz inclusive uma bela discussão social ao propor que os espaços abertos ao redor das igrejas podem ser lugares também de celebração de fé, de convívio e melhoria de qualidade de vida. É grande minha expectativa em poder colocar em prática, na Diocese, o que estamos vivenciando e aprendendo por aqui”, afirmou o arquiteto que é responsável por alguns projetos de construção e reformas de igrejas na Diocese.

Colaboração: Alencar Massulo de Oliveira