Notícias da diocese › 21/08/2018

Diocese de Osório promove formação em canto litúrgico

A Diocese de Osório, por meio da Comissão de Liturgia e Ministérios, promove na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório, no dia 24 de agosto, sexta-feira, às 19h30min, uma formação em canto litúrgico.

O evento tem a proposta de orientar as equipes de animação litúrgica desde a preparação, incluindo a espiritualidade e escolha dos cantos, até a sua condução nas celebrações.

A formação é voltada para todas as equipes de animação em liturgia das 22 paróquias da Diocese, os animadores, leitores, salmistas e músicos. A Formação contará com a orientação do referencial para o Canto Litúrgico da CNBB Regional Sul 3, Pe. Pedro Ritter, da Diocese de Montenegro, que buscará na formação levar uma consciência real sobre canto litúrgico às equipes e ministérios que atuam animando as celebrações nas comunidades da Diocese de Osório.

De acordo com Pe. Ritter, dentre os temas que serão abordados destaca-se a “natureza sacramental da música litúrgica por meio da música ritual, a funcionalidade da música litúrgica, animadores e animadoras dos cantos, orientações sobre como podemos ensaiar cantos, o papel do salmista na celebração, o coral e o grupo de canto, os instrumentistas e também os três graus de importância dos cantos e a função de cada canto dentro da celebração”, explica.

Conforme o referencial para Liturgia e Ministérios na Diocese, Pe. Ricardo Justin Jacob, a música tem a importância de louvor a Deus nas celebrações, por isso a importância de oferecer formação os agentes envolvidos na liturgia nas comunidades. “A música tem lugar de destaque nas nossas celebrações. Quando a gente canta bem e o que se canta também nos ajuda a celebrar melhor o mistério pascal de Cristo”, afirma Pe. Ricardo.

Pe Ricardo também destacou que a formação não quer reduzir a formação em aspectos de “pode ou não pode” cantar e sim vai focar no “como se pode cantar” para melhor celebrar, garantindo a harmonia que nos ajuda a rezar.

Agende-se!

Formação em canto litúrgico
Quando?
24 de agosto, sexta-feira, às 19h30min