Notícias da diocese › 12/02/2024

Confira a programação religiosa da 131ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas que ocorre entre os dias 18 e 28 de fevereiro

A 131ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas inicia no próximo domingo, 18 de fevereiro, com programação religiosa até o dia 28 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora das Lágrimas. A Romaria ocorre no Santuário Diocesano localizado na comunidade do Alto-Caraá, município de Caraá, e tem por tema “Nossa Senhora das Lágrimas, Avançando Juntos no Caminho”, em consonância com o ano jubilar da Diocese de Osório. Nesse ano o Santuário Diocesano completa 43 anos de criação.

A programação religiosa, com missas e confissões já foi divulgada, porém agora é possível conhecer quais presbíteros da Diocese irão celebrar cada uma das 23 missas previstas durante a Romaria.

A primeira missa será no dia 18/02, domingo, às 20h, e durante toda a semana, as missas ocorrerão sempre às 20h, com exceção da sexta-feira, 23/02, quando haverá uma segunda missa às 23h para receber os peregrinos. A intensificação da programação ocorrerá no final de semana, nos dias 24 e 25, com mais horários de celebrações, culminando no Dia de Nossa Senhora das Lágrimas em 28/02.

Além das celebrações em diferentes horários diários, espaços para confissões espirituais e bênçãos serão disponibilizados aos romeiros. A loja de artigos religiosos também estará aberta durante a Romaria, assim como a disponibilidade de locais para a aquisição de lanches.

 

Confira abaixo a programação religiosa e os presbíteros:

 

18, domingo, às 20h, missa com a abertura da 131ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff.

 

19, segunda, missa às 20h, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff.

 

20, terça, missa às 20h, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Caravágio (Osório), Pe. Laudemir Demarchi.

 

21, quarta, missa às 20h, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff.

 

22, quinta, missa às 20h, presidida pelo pároco da Paróquia Santa Terezinha (Santo Antônio da Parulha), Pe. José Marcelino Willrich.

 

23, sexta, missa às 20h, com “Bênção de roupas e objetos”*, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Cidreira), Nilso Ricardo Zanella.

 

– missa às 23h, com a acolhida e benção dos peregrinos, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Santo Antônio da Patrulha), Pe. Edgar Pereira da Rosa.

 

24, sábado, missa com a acolhida e benção dos romeiros às 06h, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff.

 

– missa e confissões às 09h, com benção dos trabalhadores, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pe. Hilário Sozo.

 

– missa e confissões às 11h, com “Bênção de roupas e objetos”*, presidida pelo pároco da Paróquia São Cristóvão (Caraá), Pe. Jackson Willian F. dos Santos.

 

– missa e confissões às 15h, com bênção dos idosos, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff.

 

– missa e confissões às 17h, com bênção das crianças, presidida pelo vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, Pe. Luciano Motti.

 

– missa e confissões às 19h, com bênção dos peregrinos, presidida pelo pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, Pe. Ildomar Ambos Danelon.

 

– missa e confissões às 21h, com “Bênção da Luz”** (velas), presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Arroio do Sal), Pe. Edson Bataglin.

 

25, domingo, missa com a acolhida dos romeiros às 07h, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff.

 

– missa Vocacional às 09h, com benção às famílias, presidida pelo pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, Pe. Ildomar Ambos Danelon.

 

– missa e confissões às 11h, com bênçãos dos agricultores e das plantações, presidida pelo vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio (Santo Antônio da Patrulha), Pe. Luciano Motti.

 

– missa solene às 16h, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, com oração do Terço durante a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas.

 

– missa e confissões às 20h, com “Bênção de roupas e objetos”*, presidida pelo pároco da Paróquia São Cristóvão (Caraá), Pe. Jackson Willian F. dos Santos.

 

26, segunda, missa às 20h, com bênção dos peregrinos e visitantes, presidida pelo pároco da Paróquia Santo Antônio (Santo Antônio da Patrulha), Pe. Adalberto Lumertz Borges.

 

27, terça, missa da Vigília às 20h, com bênção dos peregrinos e visitantes, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff.

 

28, quarta, missa da “Revelação da Imagem e do Milagre”***, às 08h, marcando o Dia de Nossa Senhora das Lágrimas, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff.

 

– missa às 10h, com bênção das gestantes, presidida pelo pároco da Paróquia São Cristóvão (Caraá), Pe. Jackson Willian F. dos Santos.

 

– missa às 16h, com bênção dos enfermos e devotos, presidida pelo vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio (Santo Antônio da Patrulha), Pe. Luciano Motti.

 

O que significa?

 

“Bênção de roupas e objetos”*

Após a bênção das roupas e objetos, as pessoas fazem fila para subir até a imagem sagrada do altar-mor. Um padre ou diácono coloca os objetos que as pessoas pretendem abençoar no vidro do afresco. Um gesto simples que assenta no fato de aquela parede estar encharcada de lágrimas e suor da Virgem. Um gesto que proclama a proximidade de Nossa Senhora às nossas alegrias e dores.

“Bênção da Luz”** (levar velas)

A celebração com a “Bênção da Luz” é caracterizada pela oferta de cera. Durante horas as pessoas, em fila, apresentam ao pregador uma ou mais velas indicando a intenção pela qual oferecem a cera. Essas são horas muito intensas de acolhimento familiar.

“Revelação da Imagem e do Milagre”***

Após a missa será coberta a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas com o menino Jesus. Esse véu representa a angústia daquela antiga noite de palpitação (aflição, medo, agressão), significando o terror que invadiu o coração de Trevigllio naquele ano de 1522, quando souberam que o general L’autre estava se preparando para atacar e destruir a cidade. A Missa com a revelação da Imagem é denominada a Festa do milagre.

 

Realização: Diocese de Osório e Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas

Apoio: NetComet e Sicredi