Notícias da diocese › 24/08/2022

Jornada Bíblica Diocesana ocorre no dia 03 de setembro em Terra de Areia

“A Palavra de Deus é a alma da evangelização e da espiritualidade cristã. Aproximar-se da Bíblia, estudar e compreender sua mensagem é sempre uma urgência”, afirma o mestre em Teologia Bíblica e doutorando nesta área, Pe. Luciano Motti, pároco na paróquia São José de Três Cachoeiras, que assessora a Jornada Bíblica Diocesana no dia 03 de setembro, das 8h30min às 11h30min, no salão paroquial de Terra de Areia, localizado na Rua 13 de abril, nº 4317, Centro.

Para a participação na Jornada é necessário realizar inscrição prévia até o dia 26 de agosto, sexta-feira, por meio do contato via WhatsApp: (51) 9815-0931 (Josiane).

A cada ano, no mês de setembro, já consagrado como mês da Bíblia no Brasil, a comunidade católica da Diocese de Osório, nas suas 23 paróquias no Litoral Norte, é desafiada a ler e estudar um dos livros da maravilhosa biblioteca que é a Bíblia. E neste ano de 2022 a Igreja Católica no Brasil propõem o Livro de Josué, importante na constituição do Povo de Deus e na formação de sua identidade. O lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9).

De acordo com coordenadora do Serviço de Animação Bíblico Catequética (SAB-C), Ir. Maria Iolanda Goll, para uma experiência de mergulho em Josué e a busca da sua mensagem, o SAB-C organiza a Jornada como proposta de participação para todos os apaixonados pela Palavra de Deus, especialmente quem exerce algum ministério ou serviço na sua comunidade.

“A Jornada quer promover a formação bíblica para os fiéis e lideranças atuantes nas pastorais e movimentos, enfim, todas as pessoas envolvidas na evangelização: catequistas, pastoral litúrgica, pastoral da comunicação, agentes do dízimo, integrantes dos movimentos e demais pastorais. O evento é gratuito e o participante deve levar a sua bíblia pessoal e material para anotações”, orienta Ir. Maria Iolanda.

O Livro de Josué

O esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é tema principal no Livro de Josué. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa “O Senhor salva”.

O Senhor é uma divindade que segundo o texto-base, nos tempos de Josué, aparece entre tantas outras divindades, presentes nos cultos das religiões politeístas dos povos vizinhos. Todo o sucesso dos grupos liderados por Josué na conquista e posse da terra está condicionado a realizar a Palavra do seu Deus, sem submeter-se também aos cultos estrangeiros.

“Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O Livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da Terra Prometida”, afirma um trecho do texto-base.

>> Leia mais sobre isso, AQUI.

Arte: Pascom Paróquia São Domingos – Torres / Rodrigo Silveira