Notícias da diocese › 15/04/2018

Cerca de 130 voluntários/as participam do 3º Encontro Diocesano da Pastoral da Criança

Nos últimos três anos, a Pastoral da Criança Diocesana reúne as suas lideranças atuantes nas paróquias da Diocese de Osório para um grande encontro celebrativo, de integração e formação. No sábado, 14 de abril, a comunidade de Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras, recebeu cerca de 130 voluntários/as participantes, entre líderes, apoios e convidados, para o 3º Encontro Diocesano da Pastoral da Criança.

De acordo com a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Osório, Arlete Medeiros, “É um momento muito importante de partilha, de integração, de estudo, de reflexão e de oração para fortalecer a caminhada na missão da Pastoral da Criança, afinal, não é tarefa fácil ir lá onde, muitas vezes, ninguém vai visitar as crianças mais vulneráveis e suas famílias”, afirma Arlete, reconhecendo no trabalho da Pastoral, um chamado de Deus para estar junto daqueles que mais precisam.

Vivência e formação

A programação ao longo do dia contou com momentos de formação, celebração eucarística, trabalho em grupo e muita descontração. Na parte da manhã, destaque para a presença da coordenadora regional da Pastoral da Criança, Marli Ludwig, que abordou os três pilares da atuação da Pastoral da Criança – “Visitar, Celebrar e Avaliar”.

Diante das enormes desigualdades sociais em nosso país, assim como no Litoral Norte gaúcho, onde muitas famílias enfrentam dificuldades, de forma mais intensa na baixa temporada pela escassez de emprego, a Pastoral da Criança tem muito a contribuir pois capacita, orienta e acompanha homens e mulheres das comunidades em vulnerabilidade social para um trabalho de visita e orientação junto às famílias das suas próprias comunidades. “As/os líderes são capacitados/as para ir nas famílias em nome da Igreja Católica e a grande diferença, comparando com atendimentos oferecidos por instituições de saúde e assistência, está na forma e no jeito que fizemos essa missão, na qual a visita familiar se dá carregada dos valores evangélicos, o valor da partilha, do diálogo, do carinho e da atenção para com o outro que é nosso irmão em Cristo”, explica a coordenadora regional.

Marli também reconhece que a Diocese de Osório, por meio do bispo Dom Jaime Pedro Kohl e da sua coordenadora diocesana, Arlete Medeiros, tem sido exemplar assumindo a implantação da Pastoral da Criança em todas as paróquias conforme o Plano Diocesano de Pastoral 2015-2019.

Também o Encontro contou com a presença da coordenadora diocesana de Novo Hamburgo, Nilva Libardi, que conduziu um momento de orientações sobre o acompanhamento nutricional, que vem sendo implantado na Diocese desde 2017. Segundo Nilva, o acompanhamento nutricional vem qualificar ainda mais a atuação da Pastoral da Criança, que passa a acompanhar o peso e a altura da criança para se alcançar um padrão de acompanhamento mais efetivo sobre a saúde e desenvolvimento delas. “Com o acompanhamento nutricional aumentou a participação das mães na celebração da vida, pois as mães gostam de ter o diagnóstico de como seus filhos estão. E passamos a ter diagnósticos mais precisos utilizando o peso e a altura das crianças”, explica Nilva.

Homenagem

No Encontro também foi realizado um momento emocionante de homenagem a uma das líderes mais antigas atuando ainda hoje na Pastoral da Criança de Tramandaí. A líder Célia Antônia do Nascimento Machado, aos 80 anos, foi capacitada em 1984 por Ir. Maria Helena Arns, irmã da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. E, atualmente, atuando em Tramandaí, tem na sua família quatro gerações de líderes, a filha Maria Conceição, o neto Gabriel e a bisneta Emily.

O encontro foi encerrado com a apresentação cultural, a qual contou com os alunos da oficina de Violão do grupo PELC de Três Cachoeiras, interpretando canções populares e religiosas.

Por fim, foi anunciada a Paróquia São José de Palmares do Sul e Capivari, como a que receberá em abril de 2019 a próxima edição do Encontro Diocesano da Pastoral da Criança.

Seja voluntário/a

Mais informações sobre a Pastoral da Criança e como pode se tornar um/a voluntário/a, contate no e-mail  s300@pastoraldacrianca.org.br ou no telefone (51) 99764-6939, com Arlete Medeiros.

>>> Acesse o álbum completo em https://goo.gl/JW9fmQ

>>> Clique aqui e saiba como se cadastrar para receber as notícias da Diocese de Osório no seu Whatsapp.