Notícias da diocese › 26/10/2022

Bispo da Diocese de Osório divulga transferências de padres e referenciais das forças pastorais

O clero da Diocese de Osório, nesta quarta-feira, 26/10, reunido no último dia da Assembleia Anual é informado sobre algumas transferências de presbíteros para o ano de 2023. O bispo dom Jaime Pedro Kohl informou ainda que um maior número de transferências deve ocorrer a partir de março de 2023.

O padre Ceverino Craco será pároco da Paróquia São José de Palmares do Sul e Capivari do Sul, após recuperação de acidente de carro ocorrido em junho de 2021. Já o atual pároco, padre Eder Matos dos Santos, será vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Capão da Canoa, na qual tem como pároco o padre Jair Peres de Pinho.

Padre Ederson Tiago Oliveira que estava vigário na paróquia de Capão da Canoa será pároco da Paróquia São José de Três Cachoeiras e o atual pároco padre Luciano Motti será vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio em Santo Antônio da Patrulha, auxiliando o atual pároco padre Adalberto Lumertz Borges. Além disso, Pe. Luciano se dedicará a auxiliar a Diocese na produção de materiais de cunho pastoral.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, as transferências de padres são processos normais na organização da Igreja Diocesana; por isso, devem ocorrer em clima de tranquilidade, tanto para o padre que sai, quanto para o que chega. Igualmente, para as comunidades, a chegada de um novo pároco ou vigário paroquial, pode ser vivida como um momento bonito da caminhada de evangelização e organização.

Referenciais diocesanos das forças pastorais para 2023

Na oportunidade, o bispo e o clero confirmaram os referenciais diocesanos das forças pastorais em 2023, que atuarão animando e orientando cada coordenação/comissão diocesana das várias pastorais e movimentos existentes na Diocese de Osório.

Vigário Geral: pe. Ildomar Ambos Danelon

Ecônomo Diocesano: diác. Antônio Heliton Alves

Chanceler: pe. Laudemir Demarchi

Coordenador de Pastoral Diocesano: pe. Marlon Ramos Lopes

Conselho Missionário Diocesano (COMIDI): pe. Fabrício Raupp Alves

Conselho de Leigos: pe. Luciano Motti e frei Wilson Dallagnol

Comissão dos Diáconos: pe. Jair Peres de Pinho e diác. Antônio Heliton Alves

Comissão Diocesana de Movimentos (CODIM): pe. Ozeias Vieira dos Santos e pe. Hilário Sozo

Comissão Diocesana de Liturgia: pe. Marlon Ramos Lopes

Grupos de Famílias: pe. Luciano Motti

Ecumenismo: pe. Francisco de Assis Tonini Caldas

PASCOM: pe. Leonir Alves

Pastorais Sociais: pe. Adalberto Lumertz Borges, frei Wilson Dallagnol e Gervásio Toffoli

Pastoral Carcerária: pe. Gelci Adelino Peroni e pe. Almo Köhler

Pastoral da Criança: pe. Nilso Ricardo Zanella

Pastoral da Educação: pe. Ricardo Justin Jacoby

Pastoral da Pessoa Idosa: pe. Edson Luiz Bataglin

Pastoral da Saúde: diác. Antônio Heliton Alves

Pastoral do Dízimo: pe. Ozeias Vieira dos Santos

Pastoral dos Coroinhas: pe. Luiz Carlos “Caio” Rosa da Silva e diác. Paulo Machado

Pastoral Familiar: pe. Gibrail Walendorff e pe. Edegar Pereira da Rosa

Pastoral Presbiteral: pe. Hilário Sozo

Serviço de Animação Bíblico-Catequética: ir. Iolanda Goll, pe. Luciano Motti e pe. Jackson William Fischoder dos Santos

Serviço de Animação Vocacional: pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva e pe. Jackson William Fischoder dos Santos

Setor Juventude: pe. Edivan Machado de Oliveira

Apostolado da Oração e Capelinhas: pe. Luiz Carlos “Caio” Rosa da Silva

Bom Pastor: pe. Hilário Sozo

Movimento Cursilho de Cristandade (MCC): pe. Leonir Alves

Encontro de Casais com Cristo (ECC): pe. José Marcelino Willrich

Emaús: pe. Edivan Machado de Oliveira

Equipes de Nossa Senhora (ENS): pe. Laudemir Demarchi

Renovação Carismática Católica (RCC): pe. Ozeias Vieira dos Santos

REJOC: pe. Edson Luiz Bataglin

Terço dos Homens: pe. Adalberto Lumertz Borges

Território Diocesano

Atualmente, a Diocese de Osório é composta por 23 paróquias, abrangendo os municípios entre Palmares do Sul e Torres, e uma Igreja-Irmã, a Prelazia de Itacoatiara/AM. Possui atualmente 33 padres diocesanos e 02 religiosos, e 06 diáconos, sendo 01 emérito.