Notícias da diocese › 14/12/2022

Bispo da Diocese de Osório divulga novas transferências de padres para 2023

No final de outubro de 2022, no término da Assembleia do Clero da Diocese de Osório, foram divulgadas algumas transferências de presbíteros para o ano de 2023. Na oportunidade, o bispo dom Jaime Pedro Kohl informou que ainda poderia divulgar outras mais até o mês de março.

Na terça-feira, 13/12, dom Jaime anunciou novas transferências e ajustes em algumas já divulgadas em outubro, divulgando também as datas das celebrações de apresentações dos padres em suas respectivas novas paróquias.

Padres transferidos

– O padre Ceverino Craco, recuperado de acidente que enfrentou em junho de 2021, será vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Capão da Canoa, auxiliando o atual pároco padre Jair Peres de Pinho. A sua apresentação já aconteceu e está exercendo o seu ministério.

– Padre Ederson Tiago Oliveira que atuava como vigário na paróquia de Capão da Canoa será pároco da Paróquia São José de Três Cachoeiras. A celebração de apresentação e início de seu serviço será no dia 18/12, às 19h, na igreja São José, no Centro da cidade.

– O atual pároco de Três Cachoeiras, padre Luciano Motti, será vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio em Santo Antônio da Patrulha, auxiliando o atual pároco, padre Adalberto Lumertz Borges. O Pe. Luciano dedicará boa parte do seu tempo para auxiliar a Diocese na produção de subsídios de cunho pastoral. A apresentação e início do seu ministério se dará em celebração no dia 18/12, às 19h30min.

– Padre Rodrigo Schüler de Souza que estava em missão na Igreja-Irmã Prelazia de Itacoatiara, no Amazonas, será pároco da Paróquia Bom Pastor em Imbé. A celebração de apresentação será dia 18/12, às 10h, na comunidade Nossa Senhora Medianeira, em Imbé.

– Padre Celito Manganelli que estava atuando como pároco em Imbé foi transferido para ser pároco na paróquia São José, que compreende os municípios de Palmares do Sul e Capivari do Sul, e será apresentado em celebração no dia 04/01, às 19h, na igreja São José, em Palmares do Sul.

– Já o atual pároco da Paróquia São José de Palmares do Sul e Capivari do Sul, padre Eder Matos dos Santos, auxiliará por alguns meses a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Capão da Canoa.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, as transferências de padres são processos normais na organização da Igreja Diocesana; por isso, devem ocorrer em clima de tranquilidade, tanto para o padre que sai, quanto para o que chega. Igualmente, para as comunidades, a chegada de um novo pároco ou vigário paroquial, pode ser vivida como um momento bonito de renovação pessoal e comunitária, bem como na caminhada de evangelização e organização.

Território Diocesano

Atualmente, a Diocese de Osório é composta por 23 paróquias, abrangendo os municípios entre Palmares do Sul e Torres, e uma Igreja-Irmã, a Prelazia de Itacoatiara/AM. Possui atualmente 33 padres diocesanos e 02 religiosos, e 06 diáconos, sendo 01 emérito.