Notícias da diocese › 24/10/2023

A Assembleia Diocesana Pastoral contou com mais de 300 lideranças em Santo Antônio da Patrulha

A Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP 2023) da Diocese de Osório reuniu mais de 300 lideranças no último sábado, 21 de outubro, no Salão Nobre do Colégio Santa Terezinha, localizado na Cidade Alta, em Santo Antônio da Patrulha.

O evento contou com a participação de lideranças das 23 paróquias que compõem a Diocese, incluindo coordenadores paroquiais e coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos, ministérios e outros organismos. Entre os participantes, estiveram presentes o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Marlon Ramos Lopes, que coordenou os trabalhos, e membros do clero, como presbíteros e diáconos, além de religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas.

O principal tema da Assembleia foi a preparação para o Ano Jubilar, que marcará os 25 anos de criação da Diocese e será lançado em 10 de novembro com uma Santa Missa na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório, às 20h.

Durante a ADP 2023, todas as pastorais, movimentos, ministérios e organismos foram desafiados a revisitar sua história ao longo desses 25 anos. Isso inclui a origem da Pastoral/Movimento/Ministério e outros, pessoas significativas em sua trajetória, datas significativas e outros aspectos relevantes. Essas informações, juntamente com fotos e vídeos que serão levantadas, serão reunidas para a produção de um livro de memórias que deverá ser concluído ao longo do ano de 2024. As lideranças devem encaminhar as informações à coordenação diocesana de Pastoral até março de 2024.

Além disso, cada grupo escolheu um projeto do III Plano Diocesano de Pastoral para ser implementado durante o Ano Jubilar, que se estenderá de 10/11/2023, aniversário da criação da Diocese por meio da Constituição Apostólica “Apostolicum Supremi”, até 16/01/2025, aniversário da posse do primeiro bispo da Diocese, Dom Thadeu Canellas.

Confira os principais momentos da ADP 2023:

> Missa de abertura

> História da Diocese

> Trabalho de grupos, por força e afinidade pastoral

> Envio e encerramento