Notícias da diocese › 12/01/2023

O movimento juvenil Encontro de Jovens com Cristo (EJC) tem nova coordenação

O movimento juvenil Encontro de Jovens com Cristo (EJC), formado atualmente por 11 grupos de jovens em diversas paróquias da Diocese de Osório, tem nova coordenação em 2023, além de nova direção espiritual com o Pe. Edson Bataglin, no lugar do Pe. Leonir Alves, que acompanhou e orientou os membros do movimento desde 2004.

Pe. Edson Bataglin é pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Arroio do Sal e passa a ser o diretor espiritual do EJC

O EJC tem na sua história o sonho de Roni Valim de Arroio do Sal, que na década de 80 fez o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) pela Arquidiocese de Porto Alegre.

Em relato do jovem na época, sentindo seu coração repleto do amor de Deus, teve o desejo de transformar a realidade juvenil do Litoral Norte. Com o passar do tempo, Roni já com uma ideia amadurecida e, juntamente ao Pe. Arnoldo Nicolau Andrioli (Pe. Arno), criaram o movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC).

A proposta está baseada na realidade litorânea e nas experiências vividas no CLJ e no curso de EMAÚS. O objetivo do EJC é ser mais do que um primeiro encontro, um retiro de três dias, o chamado EJC Momento. É possibilitar aos jovens que participaram do retiro formar grupos e ter vivências durante todo o ano, o chamado EJC Movimento.

De acordo com o novo coordenador, Rogério Júnior, o maior propósito do movimento é mostrar a face jovem da Igreja. Levar o nome do EJC para todos os lugares como forma de carinho e acolhimento. Assim, o EJC mostra que os integrantes são, além de amigos, uma verdadeira família.

O EJC Momento é realizado em três dias e os jovens se retiram de suas comunidades paroquiais e participam de catequeses sobre os ensinamentos da Igreja, dos sacramentos, dentre outros temas. Já o EJC Movimento, busca dar continuidade ao Encontro depois do terceiro dia de retiro. É o Movimento que promove as atividades de que os grupos engajados participam aos longos dos anos, há cerca de 40 anos na Diocese.

“O EJC mudou a minha vida assim como a de tantos jovens em nossa Diocese. Estar à frente desse Movimento é uma mistura de emoções que se torna inexplicável. Junto a todos da coordenação queremos servir de corpo e alma ao Movimento, caminhando junto a nossa Diocese e ao Setor Juventude. Contamos com todos os grupos e estaremos dispostos para quaisquer situações”, declara o coordenador Rogério.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, deseja para a nova coordenação e a todos os jovens do EJC uma boa caminhada de crescimento humano e espiritual. Que o foco seja sempre a evangelização da juventude e seu compromisso com a edificação das pessoas e o desejo de conduzi-las ao encontro com Cristo. O amar e serviro movimento não significa alimentar uma auto referencialidade. Para não cair nessa tentação o jeito é manter-se aberto às necessidades locais, em comunhão com a paroquia e o Setor Juventude.

A nova coordenação é composta pelos seguintes integrantes:

Coordenador: Rogério Júnior, 20 anos, grupo JUAS/Arroio do Sal (EJC XXXII).

Vice Coordenador: Tiago Raupp, 20 anos, grupo GJSF/Morrinhos do Sul (EJC XXXI).

Comunicação: Emanuella Pereira, 23 anos, grupo JUAS/Arroio do Sal (EJC XXXII).

Folclore: Sander Rodrigues, 21 anos, grupo JUPAC/Lajeadinho-Três Cachoeiras (EJC XXXIII).

Liturgia: Thomaz Bauer, 21 anos, grupo JPC/Vila São João-Torres (EJC XXXI).

Secretária: Érica Selau, 23 anos, grupo JMC/Alto Rio de Dentro-Mampituba (EJC XXX).

Vice-Secretária: Gabriele Vargas, 22 anos, grupo CLPJ/Jacaré-Torres (EJC XXX).

Tesoureiro: Bruno Hendler, 26 anos, grupo GJSF/Morrinhos do Sul (EJC XXVII).

Vice-Tesoureiro: Júnior Bauer, 29 anos, grupo JOCAP/Faxinal-Torres (EJC XXV).

Casal Auxiliar: Edna Vargas e Revelino Cardoso, grupo JPC/Vila São João-Torres (Curso de Dirigentes XX).

Perfil do Coordenador

Quem é o coordenador do EJC 2023?

Rogério Júnior, 20 anos, natural de Arroio do Sal, cursando Publicidade e Propaganda na UCS – Caxias do Sul.

Iniciou sua caminhada na Igreja com a catequese. Em 2016 fez o retiro do Objetivo Novo de Apostolado (ONDA) em Arroio do Sal. Impulsionado pelas experiências até então vividas seguiu a caminhada trabalhando no Movimento do ONDA, ajudando na comunidade. A partir de 2017 passou a participar do grupo Jovens Unidos de Arroio do Sal (JUAS), grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Arroio do Sal que completou em 2022 50 anos de história e de onde surgiu o “EJC Movimento” por meio do Roni Valim que fazia parte do Grupo.

No grupo JUAS realizou o EJC Momento em 2018 e, logo após, atuou como vice coordenador e coordenador do grupo, respectivamente.

Na Diocese de Osório desempenha o papel de Comunicador do Setor Juventude desde 2019. O Setor Juventude da Diocese de Osório tem como finalidade a articulação, comunicação e assessoria dos diversos grupos de jovens, movimentos e pastorais que se dedicam a evangelização das juventudes.