Notícias da diocese › 07/12/2023

Seminarista Rodrigo Webber de Morrinhos do Sul recebe o ministério do acolitato

Na noite de ontem, 06/12, quarta-feira, o seminarista da Diocese de Osório, Rodrigo Webber, natural de Morrinhos do Sul, recebeu o ministério de acolito, etapa do processo formativo em vista da ordenação presbiteral futura.

A celebração realizada na igreja São Pedro, em Xangri-Lá, foi presidida pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl. Padres, amigos e familiares também participaram da celebração. O ministério foi conferido na Missa em ação de Graças pelos 15 anos de criação da Paróquia São Pedro de Xangri-Lá. Todas as comunidades da paróquia se fizeram presentes e viveram um momento festivo. A participação de todos na confraternização revela o sentido de pertença e de gratidão. Todas as famílias junto com o brinde comemorativo dos 15 anos receberam também o Tríptico do Jubileu da Diocese de Osório.

O seminarista afirma ter ficado extremamente feliz com a notícia do recebimento do ministério e que a celebração foi muito gratificante. “Sempre tive paixão por este ministério, mesmo antes de ser oficialmente instituído. Agora, com sua instituição, pretendo me aprofundar ainda mais nesse trabalho. Estou determinado a me preparar completamente para exercer todas as responsabilidades necessárias com ainda mais dedicação”, conta Rodrigo.

A instituição ao acolitato que uma vez fazia parte do processo formativo do candidato ao presbiterado, hoje é também um ministério concedido aos leigos e inclusive às mulheres. Para os candidatos ao sacerdócio o acolitato é recebido durante o terceiro ano da Teologia. Mas como o seminarista Rodrigo viveu um ano de Estágio Pastoral na Paroquia São Pedro com o Pe. Marlon e tendo mostrado muito interesse e dedicação a Equipe de Formação acho bom e oportuno antecipar esse ministério como parte importante da sua caminhada. Segundo o bispo dom Jaime, “esses passos dados em direção ao sacerdócio marcam a caminhada do jovem seminarista que progressivamente vai concretizando sua vida a Cristo sacerdote e pastor”, explica.

Dom Jaime ressalta que todo ministério significa serviço. “Receber o ministério não significa status. Aqueles que o recebem, devem ser os primeiros a servir, tanto no serviço do altar como aos irmãos necessitados.”, explica dom Jaime.

Também, exortou a continuar suplicando ao dono da messe que envie novos operários para a messe.

>> Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando AQUI. Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.