Notícias da diocese › 15/07/2022

Semana do Dízimo é realizada na Diocese de Osório de 17 a 24 de julho

A Diocese de Osório realiza entre os dias 17 e 24 de julho a Semana Diocesana do Dízimo. O referencial diocesano da Pastoral do Dízimo, Pe. Ozeias Vieira dos Santos, pároco da Paróquia São José Operário, explica que o dízimo faz parte da nossa vida, da nossa fé e que, às vezes, não compreendemos direito a sua dimensão e não damos a devida importância.

“A Semana do Dízimo quer ser celebrativa e também informativa, levando mais informações sobre o que é o dízimo e a importância dele na vida de fé dos fiéis e da comunidade”, afirma Pe. Ozeias.

Na Diocese de Osório está prevista uma programação especial na Semana Diocesana do Dízimo e orientações para a sua vivencia e celebração nas paróquias.

Programação:

17/07, domingo – Santa Missa na igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Tramandaí, às 18h.

19/07, terça-feira – Live Diocesana sobre o Dízimo, transmitida pelo Facebook da Diocese de Osório, a partir das 20h, com condução do Pe. Ozeias Vieira dos Santos.

20/07, quarta-feira – Santa Missa na igreja Santa Luzia, em Torres, às 19h.

24/07, domingo – Fazer o encerramento da Semana com um gesto concreto. Sugestão: entregar uma vela para os líderes da igreja ir entregando para membros dos seus grupos antes da bênção final. “A tua partilha ilumina o mundo…”

Além da programação especial, o referencial diocesano orienta que as paróquias podem realizar outras atividades, dentre elas as seguintes sugestões:

1 – Fazer carta de agradecimento aos dizimistas com a assinatura digital do padre;

2 – Promover um dia orante pelo dízimo (Ex. Terço, Missa, Oração);

3 – Testemunhos sobre o Dízimo ao final das missas;

4 – Fazer um plantão nas missas com agentes abordando as pessoas: “Você é dizimista? “Quer saber mais sobre o dízimo?”

5 – Prestar contas do dízimo anual em porcentagem no final de uma missa.

O que é dízimo?

Conforme o Documento nº 106 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o dízimo é apresentado na perspectiva da evangelização, como um dos elementos da “conversão pastoral” que foi assumida pela Conferência de Aparecida.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, explica que quando falamos de dízimo, não falamos apenas sobre dinheiro, antes devemos entender que o dízimo é parte integrante no processo de evangelização.

“Como cristãos, devemos buscar o sentimento de pertença, gratidão e de corresponsabilidade das ações pastorais em nossa comunidade paroquial”, orienta dom Jaime.

As dimensões do dízimo

O dízimo está profundamente relacionado à vivência da fé e à pertença a uma comunidade eclesial. São quatro as dimensões do dízimo:

• Dimensão religiosa: a vivência da fé e pertença a uma comunidade eclesial. Tem a ver com a relação do cristão com Deus.
  • Dimensão eclesial: a consciência de ser membro da Igreja e corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão.
  • Dimensão missionária: permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma Diocese e entre dioceses, manifestando a comunhão que há entre elas. (Igrejasirmãs)
  • Dimensão caritativa: “é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência”.