A Voz do Bispo › 19/01/2024

Jesus continua passando e chamando

O chamado dos primeiros discípulos nos proporciona a oportunidade de meditar, mais uma vez, sobre o seguimento de Jesus, tema fundamental para nós, cristãos. Temos a experiência de que cada encontro possui suas peculiaridades, as quais repercutem em nossas vidas, deixando marcas. Em nossa história pessoal, todos encontramos, mesmo sem perceber, marcas significativas que influenciam nossos valores, comportamentos, atitudes e crenças. Até mesmo os modos e maneirismos do dia-a-dia podem ser imitações inconscientes adquiridas de pessoas que cruzaram nosso caminho.

Quem tem familiaridade com o Evangelho sabe que após o encontro com Jesus, ocorre uma transformação na pessoa. A partir desses encontros, as pessoas convertem-se ao Senhor e adotam um novo modo de viver, tornando-se discípulos missionários de Jesus.

Cada chamado tem suas peculiaridades e se desdobra em quatro momentos: a iniciativa de Deus, a surpresa do chamado, a garantia da presença de Deus e a adesão do convidado. O convite de Jesus aos quatro discípulos no Evangelho deste final de semana surge a partir de um encontro significativo no cotidiano: dois estavam lançando as redes, enquanto dois estavam consertando as redes. O encontro foi tão marcante que dois deles “deixaram imediatamente as redes e seguiram a Jesus”, enquanto os outros dois “deixaram seu pai na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus”.

Jesus continua passando e chamando de diversas formas. As propostas do Senhor são mais facilmente percebidas quando o cristão busca um encontro pessoal com Jesus. A cada encontro, a amizade cresce, a relação se torna mais viva e forte. Jesus adentra na vida da pessoa a ponto de ela não conseguir mais viver sem Ele, e naturalmente, ocorre a oferta da própria vida.

O encontro com Jesus provoca o testemunho e desencadeia a missão: “Aquilo que vimos e ouvimos, aquilo que nossas mãos tocaram do Verbo da vida, vos anunciamos”. Sim, Jesus continua passando e chamando. Estamos dispostos a ouvir e responder com alegria?