A Voz do Bispo › 31/03/2023

Bendito o que vem em nome do Senhor

Com essa expressão de louvor e alegria cristã, que cantamos na procissão da celebração dos Ramos, abrimos a Semana Santa e com esse mesmo espírito acompanharemos os últimos momentos da vida de Jesus que nos revelam – pela sua paixão, morte e ressurreição – a paixão de amor que Deus tem pela humanidade.

A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado num jumentinho, aclamado festivamente pelo povo simples que canta: “Hosanas ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! ”, nos oferece um indicativo importante sobre o como podemos vivenciar esse momento do Ano Litúrgico. Como a multidão dos simples e pequeninos, nós também podemos reconhecer em Jesus aquele Rei diferente: o profeta, Jesus de Nazaré, Messias Servo sofredor.

Abrir a Semana Santa, com ramos nas mãos e cantando “Bendito o que vem em nome do Senhor”, manifesta nosso desejo de participar da vida de Jesus e da sua obra de salvação. A consciência que o caminho feito por Jesus produziu uma nova condição para todos os homens e mulheres nos leva a cooperar com Ele, até que tudo seja deposto sob os seus pés e a plena fraternidade realizada.

Se pensarmos no problema da fome no Brasil e no mundo, como lembra-nos a Campanha da Fraternidade, percebemos o quanto estamos longe do Reino de Deus, inaugurado por Jesus.

O imperativo/lema: “Dai-lhes vós mesmo de comer” é convite a aderirmos a Campanha da Fraternidade e fazermos nossa doação generosa, motivados por um verdadeiro espírito de solidariedade cristã, própria de quem entendeu que há mais alegria em dar do que em receber; de quem acredita na Palavra de Jesus: “tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizeste”.

Não nos deixemos enganar pelos falsos profetas que querem denegrir a Campanha da Fraternidade e participemos do gesto coletivo de solidariedade com largueza de coração, certos que vai ser de grande ajuda a muitos irmãos e irmãs nossos que padecem com a terrível chaga da fome.

Lembremos que nossa doação deve ser uma oferta gratuita. Não damos algo que nos sobra – até porque nunca sobraria – mas algo que é fruto do nosso trabalho e motivado pela consciência de ter recebido muito mais do Deus da vida e do amor, que ofereceu sua vida por nós.

Acompanhando os passos de Jesus possamos experimentar mais uma vez a preciosidade do dom da salvação que nos é oferecida e que custou o precioso sangue do Filho Unigênito de Deus. Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Bendito aquele que entendeu o mandato de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”

 

Para refletir: Que luzes e inspirações chegam a mim e a minha família dos fatos celebrados na Semana Santa? Como desejo vivê-la? O que nossa família pode repartir para ajudar a matar a fome dos sem-pão? Conversamos e decidimos juntos sobre o que podemos ofertar na coleta da Campanha da Fraternidade?

 

Textos Bíblicos: Is 50,1-7; Fl 2,6-11; Mt 21,1-11; Sl 21(22).