Notícias da diocese › 21/08/2023

Iniciada a Formação com Lideranças das Comunidades da Área Pastoral de Três Cachoeiras

A Diocese de Osório apoia a realização da “Formação com Lideranças das Comunidades”, promovida pelas paróquias da Área Pastoral de Três Cachoeiras, iniciada no último sábado, 19 de agosto, em Dom Pedro de Alcântara.

Com quatro encontros previstos para 2023 e cinco para 2024, o primeiro ocorreu no salão da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, com o estudo sobre “Igreja: comunidade dos seguidores de Jesus”. O encontro ocorrerá uma vez por mês, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, prosseguindo até julho de 2024.

As paróquias participantes são: São José (Três Cachoeiras), Nossa Senhora do Amparo (Dom Pedro de Alcântara), Rede de Comunidades Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba), além da paróquia São Domingos (Torres).

De acordo com os párocos da Área Pastoral, Pe. Edivan Machado, Pe. Ederson Oliveira e Pe. Ildomar Danelon, este esforço colaborativo visa, primordialmente, à formação de líderes e agentes da evangelização.

De acordo com os padres, ao atuar de forma conjunta e colaborativa, as paróquias da Área Pastoral de Três Cachoeiras estão empenhadas em capacitar lideranças já estabelecidas nas comunidades, visando fortalecer suas contribuições nos diversos ministérios que desempenham, além de incentivar o surgimento de novas lideranças comprometidas com o serviço comunitário.

A iniciativa, de acordo com os organizadores, também busca fomentar o espírito sinodal, promovendo a integração das várias facetas dos ministérios eclesiásticos na missão evangelizadora. A primeira edição deste programa de formação contou com a oferta de 85 vagas para as quatro paróquias da Diocese, todas as quais foram preenchidas rapidamente.

O programa abrangerá uma série de tópicos importantes nesta primeira edição, que incluem:

– A Igreja como comunidade de seguidores de Jesus;

– O papel de Jesus Cristo na fé cristã;

– Uma abordagem introdutória à leitura bíblica;

– Os princípios do Ensino Social da Igreja;

– A importância da Liturgia na oração e celebração comunitárias;

– A relação entre a Igreja e a missão evangelizadora;

– Reflexões sobre a Diocese no contexto atual;

– Aprofundamento na celebração da Eucaristia;

– Compreensão do mundo contemporâneo em que vivemos.

A proposta de formação será enriquecida com a presença de diversos facilitadores, entre eles:

– Pe. Luciano Motti, mestre e doutorando em Teologia Bíblica;

– Pe. Tiago Gomes, doutor em Teologia Sistemática;

– Pe. Marlon Lopes, mestre e doutorando em Liturgia;

– Frei Wilson Dallagnol, doutor em Teologia Pastoral;

– Gervásio Tófoli, membro do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI);

– Pe. Ildomar Danelon, mestre em Teologia Sistemática;

– Pe. Jackson dos Santos, contribui como membro do SAB-C e SAV diocesano.

Todos os participantes receberão um certificado de conclusão, atestando a carga horária total de 80 horas. A presença em pelo menos 80% das sessões é uma exigência para obtenção do certificado. O custo tem custo de R$ 10,00 por participante.