Notícias da diocese › 31/10/2023

Formação sobre a 3ª edição do Missal Romano reuniu 150 pessoas em Xangri-Lá

Cerca de 150 pessoas participaram da Formação sobre a 3ª edição do Missal Romano na Paróquia São Pedro, em Xangri-Lá, um evento promovido pela Comissão Diocesana de Liturgia. Este encontro marcou a presença física dos livros com a nova tradução litúrgica na Diocese, que já começou a ser utilizada em algumas paróquias.

A programação do evento foi repleta de atividades, iniciando com uma oração do Ofício Divino das Comunidades. Em seguida, os participantes discutiram a motivação por trás da reforma litúrgica, enfatizando a importância da participação ativa e da arte de celebrar. Após um intervalo, houve uma apresentação das novidades da terceira edição do Missal.

Um dos momentos mais significativos, de acordo com o assessor eclesiástico para a Liturgia na Diocese, Pe. Marlon Ramos Lopes, foi a leitura simbólico-funcional do Livro Litúrgico, onde os participantes exploraram sua estrutura geral em grupos, destacando palavras-chave como tempo, espaço, atores, elementos não verbais e verbais.

O evento prosseguiu com um almoço e, à tarde, os grupos compartilharam suas reflexões e insights com comentários da assessoria. O Laboratório Litúrgico foi uma parte essencial do programa, envolvendo atividades de sensibilização, improvisação e aprofundamento na vida, na Bíblia e na liturgia. A experimentação ritual permitiu que os participantes explorassem as conexões entre corpo, mente e coração na liturgia.

O encontro culminou com avisos e uma Bênção de Aarão, conforme o Missal Romano. As próximas formações já estão agendadas para dezembro, nas cidades de Maquiné, Três Cachoeiras e Santo Antônio da Patrulha. Confira a agenda:

– 2 de dezembro, em Maquiné;

– 9 de dezembro, em Três Cachoeiras;

– 16 de dezembro, em Santo Antônio da Patrulha.