Notícias da diocese › 22/03/2023

Ensaio Diocesano de Ministérios reuniu 115 participantes entre músicos, leitores e ambientadores em Xangri-Lá

A Coordenação Diocesana de Liturgia (CDL) promoveu no dia 13 de março, na igreja São Pedro, Centro de Xangri-Lá, o Ensaio Diocesano de Ministérios, envolvendo músicos, leitores e ambientadores atuantes ou que se identificam com o serviço nas paróquias da Diocese de Osório.

De acordo com a coordenação diocesana, a Liturgia da Igreja tem relação direta com a vida em comunidade. Portanto é necessário que equipes devidamente constituídas e bem preparadas para os serviços nas diferentes funções em cada rito, compreendendo a fundo o Mistério a ser celebrado em cada Missa.

Participaram do ensaio integrantes de diversas paróquias e comunidades da Diocese, 115 participantes  reuniram-se para um momento importante de ensaios e orientações sobre o Tempo Pascal que se aproxima. Ambientadores, leitores e músicos, conduzidos desde a oração inicial pelo Pe. Gilberto Fraga, formaram grupos de trabalho, nos quais a mensagem principal e comum, fora o zelo Litúrgico através de critérios e ações apropriadas a cada Celebração.

Os ambientadores, trocaram informações e conhecimentos a cerca da organização e ornamentação do Espaço Sagrado, com recursos materiais que ajudem o povo a internalizar e meditar sobre a mensagem do Evangelho e do Tempo Litúrgico na Igreja.

Os leitores, praticaram sobre como devem ler os textos bíblicos os interpretando com propriedade para que todos na assembleia possam acolher no coração e na mente a “Palavra do Senhor.”

Na mesma perspectiva, o grupo do músicos estudou a folha de cantos e o conteúdo das letras, assim como a forma mais adequada para cantar à Santa Missa com a comunidade de fé, com um repertório que “ecoe” as leituras, especialmente o Santo Evangelho.

A Coordenação afirma que foi “uma noite rica de convivência e aprendizados e que no decorrer deste ano deverá acontecer mais vezes, capacitando a todos à Luz do Espírito Santo para o testemunho na Missão que Cristo confiou a cada um”.

Colaboração: CDL e Pascom São Pedro