Notícias da diocese › 18/09/2018

8º Encontro Diocesano do Terço dos Homens em 2019 será sediado em Terra de Areia

No último domingo, 16 de setembro, aconteceu o 7º Encontro Diocesano do Terço dos Homens na Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio da Patrulha, com o tema: “Através do terço somos sal e luz do mundo”, alusivo ao Ano do Laicato celebrado pela Igreja Católica no Brasil em 2018.

Na programação, momentos de oração do Terço, Celebração Eucarística, pregações, testemunhos e adoração ao Santíssimo Sacramento, reunindo homens, integrantes do movimento de exemplo de fé e devoção em diversas paróquias da Diocese de Osório.

As pregações contaram com a assessoria do diácono Walter Julio Branchiers Júnior, que abordou sobre “A importância do Terço para os cristãos” e do vigário paroquial, Pe. Gilberto Fraga, conduzindo o tema: “Leigos, sal da terra e luz do mundo”.

O Terço dos Homens, como o próprio nome já sugere, é a oração do terço realizada pelos homens, com a missão reforçar a presença de leigos na vida da Igreja e das suas comunidades, como sinal cristão para a formação da família e de uma sociedade cristã.

Participando do Encontro, representando a Paróquia São José – Palmares do Sul, o coordenador paroquial do Terço dos Homens, senhor Edson, que destacou com admiração a organização do Encontro e a acolhida motivada pelo espírito de fraternidade entre os participantes.

Da Paróquia São José – Três Cachoeiras, na pessoa do fundador do Movimento nessa paróquia, o senhor Valdir, ressaltou a importância da assessoria e acompanhamento, especialmente, dos párocos, que contribui muito para a manutenção do Movimento e a realização do evento diocesano. “Participo do Terço dos Homens desde 2014 e percebo que a cada Encontro Diocesano tem aumentado os participantes, com novos integrantes com muita fé, vestindo a camiseta, entrando na nossa família”, conta Valdir.

A próxima edição do Encontro será realizada em 2019, na Paróquia São Pedro – Terra de Areia, desafiando o grupo desta paróquia a se empenhar para a realização da próxima edição. Desta paróquia, o senhor Paulinho afirmou que é uma satisfação muito grande em receber o Encontro no próximo ano.”

Origem do Movimento

A origem deste costume, de homens se reunirem para rezar o Terço, se perde na história, conforme informações sobre a origem do Movimento no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Há notícias de tais grupos ao menos desde 1912. Porém, no Brasil, a iniciativa mais recente surgiu entre adeptos do Movimento “Maria Três Vezes Admirável de Shöenstatt”, também conhecido como “Mãe Rainha”, presentes em várias regiões do Brasil.

A partir de 2008, surgiram as romarias do Terço dos Homens ao Santuário de Aparecida, o que deu um extraordinário impulso ao Movimento, nascendo daí muitas outras iniciativas pelo Brasil afora.

De acordo com o bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora, “a oração do Terço deve ser momento de contemplação dos Mistérios de Cristo, associado ao louvor e à súplica a Maria, e ainda oportunidade de maior engajamento dos homens do Terço na vida litúrgica e pastoral de suas paróquias ou comunidades.”.

Os integrantes do Movimento são homens de idades variadas, adultos, jovens, crianças e idosos e das mais variadas classes sociais, como assalariados, profissionais liberais, funcionários públicos, médicos, juízes, professores, lavradores e outros. Muitos padres e bispos rezam o Terço com estes grupos semanalmente, mas não são os dirigentes e nem coordenadores, cabendo estas funções aos leigos.

Queres conhecer mais sobre esse movimento? Busque mais informações diretamente com o pároco de sua paróquia.

Acesse o álbum completo AQUI!

Colaboração: Pascom da Paróquia Santo André Avelino – Maquiné e Pascom da Paróquia Santo Antônio.