Notícias da diocese › 01/02/2024

Diocese de Osório promove 1ª etapa de oficina gratuita sobre Conservação de Acervos

A Diocese de Osório está realizando a primeira etapa de uma oficina gratuita oferecida como parte do Projeto de Restauração do Acervo Documental. Nessa primeira etapa, que teve início ontem (31) e continua hoje (1º/2), está sendo abordado a “Introdução à Conservação de Acervos”, conduzida na Cúria Diocesana, localizada na Rua Santos Dumont, 2355, bairro Albatroz, em Osório.

A primeira etapa da oficina abrange temas essenciais para a conservação patrimonial, incluindo objetos culturais, fatores de degradação, conservação preventiva e técnicas de manuseio e higienização. A segunda parte do curso será divulgada posteriormente, de acordo com o cronograma executivo de restauração dos documentos, sendo imprescindível a participação dos envolvidos na Etapa I.

O objetivo principal da oficina é capacitar profissionais envolvidos na preservação de acervos documentais, com foco especial nas dioceses, paróquias da região e municípios do Litoral Norte. A iniciativa visa fortalecer as práticas de conservação e promover a disseminação do conhecimento nessa área vital para a preservação da memória histórica e cultural.

A oficina é ministrada por duas renomadas especialistas, Denise Zanini, especialista em Conservação de Obras sobre Papel, e Gessonia Leite de Andrade Carrasco, com expertise em Artes Plásticas e Conservação de Obras sobre Papel, ambas coordenando tecnicamente o restauro dos documentos.

Segundo Lucia Tedesco Silber, gestora cultural responsável pela elaboração, administração e produção do projeto junto à Lei de Incentivo à Cultura, citando a ementa da oficina em curso: “as instituições religiosas têm a missão fundamental de conservar para transmitir, semelhante aos museus e arquivos. Os documentos produzidos pelas igrejas são considerados fontes importantes, detentores de valor legal e histórico”.

 

Participantes

A oficina conta com a participação de 20 pessoas envolvidas com trabalhos em acervos e arquivos históricos, além de indivíduos interessados no tema. Todas as vagas foram preenchidas, incluindo representantes da Arquidiocese de Pelotas, Diocese de Novo Hamburgo, Diocese de Caxias do Sul, Diocese de Rio Grande, Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio da Patrulha, Paróquia São Domingos de Torres, Prefeituras de Torres e de Osório, Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ-RS), Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, Casa de Cultura de Três Cachoeiras, Associação Religiosa e Cultural Maçambique de Osorio, Associação Religiosa Cultural ILÊ de Obá, Associação Professora Emília de Jesus de Osório e um pesquisador da Edigal Editorial.

A capacitação desses profissionais visa a incorporação de rotinas que favoreçam a preservação dos acervos, contribuindo para a qualificação da cadeia produtiva da cultura. O projeto pretende realizar a Etapa II da oficina quando o acervo estiver restaurado, dentro de um prazo de até dois anos. O projeto é uma realização da Diocese de Osório através do financiamento do Sistema Pró-Cultura, LIC/RS, com elaboração e gestão da Lahtu Sensu Administração Cultural e patrocínio das empresas Frigorífico Borrússia, Madesa, Água Mineral Santo Anjo, Supermercados Dalpiaz, Expresso São José, Freepet, Frigodal, Supermercado Ofertão e DaColônia Alimentos Naturais.

 

 

📳 Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando no link: https://chat.whatsapp.com/FcZRJOYR8ue1WC3HwvMFeo . Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.