Notícias da diocese › 27/09/2022

CDP realiza encaminhamentos para o Mês Missionário e Assembleia Diocesana de Pastoral

A reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) da Diocese de Osório realizada na manhã do último sábado, 24/09, na Cúria Diocesana, em Osório, iniciou após momento de oração, com o tema sobre a realização do Mês Missionário em outubro.

Conforme as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Igreja Católica no Brasil animada pelo Ano Jubilar Missionário, realizará a Campanha Missionária 2022 com o tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

O referencial para o Conselho Missionário Diocesano (Comidi), Pe. Fabrício Raupp Alves, apresentou propostas para a vivência do Mês Missionário entre os fiéis das paróquias da Diocese de Osório, especialmente por meio dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipa).

A Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada anualmente reunindo todas as lideranças da Diocese, prevista para o dia 15 de outubro, em Osório, foi também ponto importante da reunião do CDP.

O coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Marlon Ramos Lopes, e o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, trataram sobre a sua realização.

Participando da reunião, representando o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) da Paróquia Santo André Avelino de Maquiné, Josiani Regina da Silva Ricardo, afirma que a “reunião foi muito boa, produtiva e pontual, permitindo as lideranças colaborarem com o planejamento da Assembleia Diocesana de Pastoral, assim como, com a missão da nossa Igreja”.

Entre os 21 participantes do CDP, estava representando a coordenação do Setor Juventude, Lohana Motta, que conta que de fato houve um comprometimento de todos, especialmente no sentido de uma Diocese disposta a recomeçar, fazendo referência a pandemia, dizendo ainda que foi possível ver a sinodalidade “acontecendo”, destacando que a proposta de sinodalidade é agora e é urgente.

Também o Conselho Missionário Diocesano (Comidi), representado pela liderança Ângela Trindade, pontuou a organização da reunião e a proposta de planejar ações de evangelização para os próximos meses como muito importante. Ângela ficou muito satisfeita com o cuidado e zelo com que a Diocese trata pautas importantes para a evangelização nas paróquias.