Notícias da diocese › 10/09/2019

Diocese de Osório esteve representada na Formação Regional de Catequese em Porto Alegre

No início de setembro, entre os dias 4 e 5, aconteceu a Formação Regional de Catequese, na Casa das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre.

Assessorando o encontro esteve o arcebispo da Arquidiocese de Pelotas e bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética no Rio Grande do Sul, dom Jacinto Bergmann. A Formação foi voltada às coordenações diocesanas de catequese, professores de bíblia, reitores de seminários e abordou o estudo das orientações do Conselho Episcopal Latino-Americano – Celam sobre “A Animação Bíblica da Pastoral”.

Representaram a Diocese de Osório na Formação, os membros da Comissão Diocesana da Animação Bíblico-Catequética, Pe. Gilberto Fraga e a catequista Fabrícia Spessatto Leffa.

De acordo com o Pe. Gilberto, o documento do Celam passou a ser compreendido pela Igreja no Brasil, como a “Animação Bíblica da Vida e da Pastoral“, pois consiste na busca constante de ter a Sagrada Escritura como vida de toda ação evangelizadora da Igreja, não simplesmente aplicada às outras pastorais, mas como fonte da animação da vida e da pastoral inteira.

Assim compreendida, “a Palavra de Deus precisa ser a inspiração de todo o SER e AGIR evangelizador eclesial”, conforme o documento da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil – CNBB, “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”, 34.

Saímos animados e desafiados na questão da animação bíblica de nossas comunidades, movimentos, pastorais e serviços. É também tarefa da catequese essa animação, mas não somente. Tarefa de toda a comunidade. ‘A animação bíblica é a alma da pastoral. A Igreja nasce e vive da Palavra!’“, declara Pe. Gilberto.

A catequese para a Igreja no RS

Para dom Jacinto, as prioridades assumidas pelo Regional Sul 3 da CNBB em torno da Animação Bíblico-Catequética estão sendo assumidas pelas dioceses do Regional nas suas duas dimensões: iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida pastoral.

Cada vez mais percebemos que a Palavra de Deus está encontrando seu lugar graças a consciência das dioceses através das coordenações pastorais. Essas duas dimensões estão no coração de nossos bispos. Os bispos assumiram e estão trabalhando junto ao seu povo nas Igrejas Particulares. Estão apostando e investindo recursos para que aconteça uma verdadeira iniciação à vida cristã. Nossa Comissão Regional de Animação Bíblico-Catequética está incrementando pessoas que olhem juntas a catequese e a Bíblia. A Bíblia é o livro da catequese e a alma de toda pastoral“, afirma dom Jacinto.