Notícias da diocese › 12/03/2024

Diocese de Osório esteve representada em evento regional da Pastoral da Educação

O assessor eclesiástico da Pastoral da Educação na Diocese de Osório, Pe. Gilberto Fraga, esteve presente no Encontro Regional da Pastoral da Educação em vista da implantação dessa pastoral na Diocese. O evento, que reuniu representantes de 11 dioceses e arquidiocese do RS, teve início no domingo (10) e estendeu-se até o final da segunda-feira (11), destacando-se pela participação do bispo referencial para a Pastoral da Educação, dom José Gislon, e o coordenador regional, Pe. Rogério Ferraz de Andrade.

Realizado no Centro de Formação Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, o encontro foi marcado por intensa partilha e organização da Pastoral, visando fortalecer sua presença e atuação na área educacional. Entre os temas discutidos, destacam-se as decisões relacionadas à implantação do Pacto Educativo Global, uma iniciativa proposta pelo Papa Francisco, que visa promover uma educação integral e solidária, em consonância com os valores cristãos.

Além disso, houve uma ênfase especial na aproximação e formação dos professores de ensino religioso, reconhecendo a importância de sua contribuição para a formação integral dos alunos.

Ao término do evento, uma carta aberta foi redigida, refletindo os pontos discutidos e as decisões tomadas durante o encontro. Esta carta está divulgada na íntegra, ressaltando o compromisso das dioceses presentes com a promoção de uma educação que valorize a dignidade humana e os princípios éticos e morais.

Leia a Carta:

Caxias do Sul, 11 de março de 2024.

Aos educadores e às educadoras do Rio Grande do Sul

Como Referenciais da Comissão de Educação e Cultura da CNBB – Regional Sul 3, reunimo-nos no Centro de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, nos dias 10 e 11 de março de 2024, a fim de articular as ações a serem empreendidas em âmbito de acompanhamento dos processos educativos e das pessoas.

À luz da fé cristã católica, reiteramos o nosso compromisso com a bela missão de educar e nos solidarizamos com os educadores e educadoras diante dos desafios da sociedade contemporânea. Renovamos nossa esperança na educação, como possibilidade de transformação das relações em busca da construção do Reino de Deus. Conclamamos Dioceses e Arquidioceses, gestores das instituições de ensino da Educação Básica e Superior, educadores, leigos e demais agentes educativos para somar forças, gerando maior unidade na nobre missão da educação.

Assumimos com fé e esperança o Pacto Educativo Global, como um chamado do Papa Francisco, a priorizar a criação de um projeto em comum para a vivência de educação humanista e fraterna. Como educadores somos convidados a gerar “[…] os processos efetivos de uma Paz duradoura que são, antes de tudo, transformações artesanais realizadas pelos povos, onde cada pessoa pode ser um fermento eficaz com seu estilo de vida diária” (Fratelli Tutti, 231). Desse modo, sejamos construtores e agentes da educação e da mudança.

Desejamos um ano iluminado pela presença do Sagrado que fortalece e anima a missão educativa.

Arqui/Dioceses: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo,

Bagé, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório, Santo Ângelo, Rio Grande e Cachoeira do Sul.

Obs.: Sugere-se a leitura, em todas as comunidades eclesiais no dia 28 de abril – Dia Mundial da Educação.