Notícias da diocese › 09/01/2024

Diocese de Osório convida a todos/as para celebrar os 24 anos de sua instalação

No próximo dia 16 de janeiro, terça-feira, a Diocese de Osório comemorará 24 anos desde a instalação oficial, um marco histórico que será celebrado com uma missa presidida pelo bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl. A celebração acontecerá na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro, em Osório, às 18h30min.

Esta comemoração marca não apenas a instauração da Diocese, mas também integra as festividades do Ano Jubilar iniciado em 10 de novembro de 2023 e que seguirá até 16 de janeiro de 2025. Este jubileu celebra além da criação da Diocese em 10 de novembro de 1999 pela Bula Apostolicum Supremi do Papa João Paulo II, um momento em que nova Diocese de Osório é criada a partir da Arquidiocese de Porto Alegre e da Diocese de Caxias do Sul, também a sua instalação, o início de sua operação enquanto Igreja Particular.

Dom Jaime seguido pela Coordenação Diocesana de Pastoral, sob a coordenação de Pe. Luciano Motti, em preparação para este momento significativo, convida calorosamente todas as comunidades paroquiais, grupos pastorais, movimentos e serviços a participarem. Sua sugestão é que cada um tenha uma iniciativa para celebrar a data. Como sugestões, por exemplo, que se reúna para o Terço ou Leitura Orante, realizem celebrações de ação de graças ou momentos de adoração. Um gesto simbólico pode ser vestir a camiseta do Jubileu e recitar juntos a oração do Tríptico, que tem sido distribuída às famílias como um dos sinais do ano jubilar.

Ele destaca: “Há flexibilidade no horário e no que cada grupo ou comunidade pode fazer, mas é importante que todos manifestem seu envolvimento na celebração do Jubileu da Diocese de Osório”.

A instalação

Em 16 de janeiro de 2000, dom Thadeu Gomes Canellas foi empossado como primeiro bispo da Diocese de Osório, e desde então, a comunidade tem crescido em fé e serviço. O atual bispo, dom Jaime Pedro Kohl, foi nomeado pelo Papa Bento XVI em 15 de novembro de 2006, tomando posse em 11 de março de 2007. Hoje, ele é o segundo e atual bispo da Diocese.

A Diocese de Osório é composta por 23 paróquias, agrupadas em seis Áreas Pastorais, e abrange 21 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, fazendo limites com importantes dioceses e a bela costa do Oceano Atlântico.

Indulgências

Além disso, como parte das celebrações jubilares, dom Jaime emitiu um decreto em 1º de janeiro de 2024, válido a partir de 16 de janeiro de 2024, até 16 de janeiro de 2025, concedendo a possibilidade de indulgências ao povo de Deus. Este decreto oferece a oportunidade de usufruir desses benefícios espirituais em locais específicos, conforme detalhado no decreto oficial, podendo ser acessado AQUI.

Esta celebração não apenas reafirma a fé e a união da comunidade, mas também é um momento de agradecimento pelas bênçãos e crescimento espiritual alcançados ao longo desses 24 anos de existência da Diocese de Osório.

📳 Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando no link: https://bit.ly/3TjexZW Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.