Notícias da diocese › 24/09/2019

Dia Diocesano da Bíblia 2019 ocorre em Maquiné

24Com a segunda edição do Dia Diocesano da Bíblia, a ser realizado no 28 de setembro, sábado, das 8h30min às 11h, no auditório São João Paulo II, em Maquiné, a Diocese de Osório responde à proposição no Documento de Aparecida. Isso porque, no período entre 2016 e 2019, a Igreja Católica no Brasil tem o compromisso de aprofundar a segunda parte da proposta pastoral: “Ser Discípulos Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”. Assim, para 2019, o estudo será dedicado à primeira carta de São João, com a assessoria do doutor em Bíblia, professor de Novo Testamento na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), Frei Isidoro Mazzarolo.

Segundo o assessor Frei Mazzarolo, o tema do mês bíblico deste ano é “A comunhão com Deus e a comunhão com os irmãos”, fundamentado na Primeira Carta de São João.  Desta forma, “Para ter comunhão com Deus é impreterível ter a comunhão com os irmãos. Se, porventura, alguém peca contra seu irmão, é possível obter o perdão de Deus através do reconhecimento do erro e a decisão de recomeçar outra vez. Deus é amor e só quem ama, verdadeiramente, está com Deus”, explica o Frei sobre o tema da reflexão proposta para o evento.

De acordo com o membro da Comissão da Iniciação à Vida Cristã, Pe. Gilberto Fraga, este evento é direcionado a todos os agentes de pastoral e movimentos, a fim de promover a animação bíblica da vida e da pastoral de toda a Igreja, em particular a de Osório. Assim, “Sempre em comunhão com a Igreja no Brasil, que todos os anos reflete e celebra um texto bíblico, neste ano, vamos estudar, refletir e rezar a primeira carta de São João”, anima Pe. Gilberto, para a participação a atividade.

O Dia Diocesano da Bíblia quer promover a formação bíblica para os fiéis e lideranças atuantes nas pastorais e movimentos, enfim, todas as pessoas envolvidas na evangelização: catequistas, pastoral litúrgica, pastoral da comunicação, agentes do dízimo, integrantes dos movimentos e demais pastorais. O evento é gratuito e sem inscrição prévia.

Levar a sua bíblia pessoal e material para anotações.