Notícias da diocese › 04/03/2024

Coordenadores paroquiais da catequese da Diocese de Osório definem diretrizes para 2024

No último sábado (2), pela manhã, os coordenadores paroquiais da catequese se reuniram na Cúria Diocesana de Osório com o objetivo de traçar o rumo da caminhada catequética em todas as paróquias da Diocese. Esta reunião não só buscou estabelecer diretrizes, mas também planejar eventos importantes para o ano.

Um dos principais assuntos discutidos foi o planejamento do Seminário Diocesano, que terá como foco o tema “O Querigma hoje” e o lema “Com Paulo avançamos juntos no Caminho de Emaús”. Este evento promete ser um momento enriquecedor de reflexão e formação para todos os envolvidos na catequese diocesana.

Além disso, anunciou-se a realização de uma Escola de Formação para Catequistas, prevista para iniciar em abril deste ano, sob a coordenação do Pe. Luciano Motti. Esta iniciativa visa capacitar os catequistas, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos essenciais para desempenharem seu papel de forma eficaz e comprometida.

Outro ponto destacado foi a organização da Jornada Bíblica, que promete proporcionar momentos de estudo e aprofundamento na Palavra de Deus, fundamentais para a formação dos catequizandos e catequistas.

Itinerário catequético

Segundo a assessora eclesiástica do Serviço de Animação Bíblico-Catequética (SAB-C), Irmã Iolanda Goll, durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar o Rito da Assinalação, um momento simbólico que reforça o compromisso dos coordenadores com a missão catequética.

O bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, participou do encontro realizando a bênção da água e do óleo, e procedeu à unção dos participantes, juntamente com outros padres presentes. Cada participante, após a unção, deu o decisivo SIM para prosseguir na missão assumida na catequese.

“Para atender às necessidades práticas dos catequistas, foi elaborado um livreto para cada etapa do itinerário de Catequese Caminho de Emaús: um para a etapa da Aproximação e outro para a etapa do Discipulado. Esses livretos foram apresentados durante o encontro, e um exemplar foi entregue a cada coordenador, visando auxiliá-los no desenvolvimento do processo catequético em suas paróquias”, explica Irmã Iolanda.

Na ocasião, o Padre Marlon Ramos Lopes motivou os presentes a participarem do 1º Seminário de Liturgia, que acontecerá nos dias 25 a  27 de outubro. Também assessorando o encontro, junto com a Irmã Iolanda, estavam o Padre Luciano Motti e o Padre Jackson William Fischoder dos Santos e toda a equipe do SAB-C.

O encontro contou com a participação de cerca de 50 pessoas, membros das coordenações de catequese de todas as paróquias da Diocese, evidenciando o compromisso e a colaboração de todos os envolvidos na iniciação à vida cristã. Com iniciativas como essa, a Diocese de Osório reafirma seu compromisso com a formação cristã das comunidades locais e o fortalecimento da fé através da catequese.