Notícias da diocese › 31/05/2017

Coleta de Pentecostes acontece neste domingo, 4 de junho

“A causa missionária deve ser a primeira de todas as causas” (RM 86)

A diocese de Osório, por meio das comunidades das suas 22 paróquias, participa da Coleta de Pentecostes, que será realizada neste domingo, 04 de junho, a ser envida integralmente para a Animação Missionária da Igreja do Rio Grande do Sul.

Finalidade da coleta

Para dar continuidade à missão de Cristo a Igreja do Rio Grande do Sul realiza a Coleta de Pentecostes. Esta coleta tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igreja Solidária – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também promove formações, encontros missionários entre as Dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e incentiva e colabora com projetos missionários na Amazônia.

Festa de Pentecostes

A Festa de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico cristão católico e lembra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, Maria e outras mulheres, reunidos no cenáculo, em oração. A palavra pentecostes é de origem grega e significa “cinquenta” dias depois da festa do Domingo de Páscoa.

Essa festa é tem sua origem no Antigo Testamento e era conhecida como a Festa das Semanas. Mas com a vinda do Espírito Santo neste dia recebe um novo significado no Novo Testamento por marcar o início da era da Igreja.

Na compreensão do corpo humano, a Igreja é o Povo de Deus e que tem por cabeça Cristo. O Espírito Santo é o sopro, a alma da Igreja que dá continuidade na missão de Cristo na face da terra.

Neste link segue depoimento do missionário padre Atílio Zatycko: http://bit.ly/2rvw6pA

Informações e fotos:  CNBB Sul 3