Coleta de Pentecostes: 30 anos de presença missionária em Moçambique

Coleta de Pentecostes se aproxima, dias 18 e 19 de maio, e é tempo de colocar o nosso coração e as nossas intenções ainda mais em favor da missão em Moçambique. No local, a pequena Vila de Moma, no litoral da Província de Nampula, acolhe a casa dos missionários do Regional Sul 3. A Igreja do Rio Grande do Sul, através do projeto Igrejas Solidárias, entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional, envia missionários e missionárias para compor uma única equipe, que é, antes de tudo presença junto ao povo.

Em 2024, o Regional celebra 30 anos do envio dos primeiros missionários para Moçambique. Com respeito pela cultura, buscando aprender a língua e inserir-se na realidade da população, atualmente a equipe missionária assume o acompanhamento pastoral de duas paróquias: São Paulo Apóstolo de Larde e São Miguel Arcanjo de Micane. Junto às lideranças paroquiais, os missionários auxiliam na organização dos ministérios e serviços, na promoção vocacional e na formação de animadores e animadoras leigos.

Atenta à realidade e às necessidades da comunidade local, a equipe também desenvolve projetos sociais nas áreas de educação, através de uma Biblioteca Comunitária e de uma pequena escolinha, proporcionando reforço escolar e alfabetização de crianças e mulheres, chamada Murima Wa Mwana (Coração de Criança).

Atualmente, a equipe missionária é composta de cinco pessoas: a leiga Maria Bernardete Acadroli, da Diocese de Caxias do Sul; o leigo Benedito Ataguile, da Diocese de Osório; e os padres Luiz Weber, da Diocese de Santo Ângelo; Henrique Neis, da Diocese de Novo Hamburgo; e Josemar Silva, da Arquidiocese de Florianópolis (SC).

Um olhar especial às vocações

Desde 2009, a missão em Moçambique mantém um Lar Vocacional, que acolhe jovens rapazes para o discernimento vocacional. Neste tempo, seguem estudando na escola regular e são acompanhados pela equipe missionária em seu processo de amadurecimento e discernimento. Quando concluem a 12ª classe, escolhem seguir o caminho vocacional nas congregações ou no seminário arquidiocesano.

Atualmente, 14 jovens residem no Lar Vocacional em Moma e juntas, as paróquias de Micane e Larde contam com 23 seminaristas nas diferentes etapas de formação, tanto na Arquidiocese de Nampula quanto nas congregações. Além destes, atualmente são 7 padres já ordenados, oriundos das duas paróquias. Seis pertencem ao clero arquidiocesano e um é comboniano.

Lar Vocacional de Moma, hoje com 14 vocacionados

Sustentabilidade: É missão de todos nós!

Para garantir a manutenção do projeto e seguir enviando missionários a Moçambique, a Igreja do Rio Grande do Sul assume o compromisso da Coleta de Pentecostes. Nestas celebrações, em todo o Estado, o destino integral das ofertas é para a animação missionária no Regional, em vista da missão em Moçambique.

Buscando que a campanha de mobilização para a Coleta de Pentecostes chegue em todos os recantos do Rio Grande do Sul, a coordenação do COMIRE preparou peças em diversos formatos: cartazes e envelopes impressos, vídeos, cartões digitais e áudios.

O material físico – mais de 4300 cartazes e 135 mil envelopes – já está disponível nas 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul. Além disso, também são ofertadas as artes em diversos tamanhos, para serem utilizadas em stories do Facebook e Instagram, capa de Facebook, post, carrossel, e outros.

Você pode acessar e baixar todas as peças, em diversos formatos no Drive, basta clicar aqui.

Outras forma de contribuir

Uma novidade importante este ano na mobilização da Coleta de Pentecostes é a disposição do PIX para contribuição. A modalidade facilita para contribuição tanto dos gaúchos e gaúchas que preferem contribuir diretamente por ali, quanto para aqueles que estão fora do Rio Grande do Sul e também gostariam de ajudar a missão em Moçambique.

O QR Code abaixo também está disponível nos cartazes e envelopes da Coleta e a transferência também pode ser realizada pela chave financeiro@cnbbsul3.org.br.

Para mais informações, você pode escrever para missoes@cnbbsul3.org.br.

Fonte: CNBB Sul 3