Notícias da diocese › 10/10/2023

Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Osório avalia caminhada da ação evangelizadora e prepara Ano Jubilar

A Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Osório está programada para ocorrer no dia 21 de outubro, sábado, na Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio da Patrulha. O objetivo principal é avaliar a implementação do Plano Diocesano de Pastoral e preparar as comemorações do Ano Jubilar em celebração aos 25 anos de criação da Diocese, que ocorrerá de 10/11/2023 a 16/01/2025.

A Assembleia terá início às 8h30min com a celebração da Santa Missa no Salão Nobre do Colégio Santa Terezinha, na Cidade Alta, presidida pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl. Os trabalhos da Assembleia serão conduzidos igualmente no Salão Nobre do Colégio Santa Terezinha e têm previsão de encerramento às 13h, seguido por uma breve celebração de envio e um almoço de confraternização. Cada participante é convidado a trazer um alimento para compartilhar no momento do lanche.

O bispo dom Jaime, em sua carta convocatória às lideranças pastorais da Diocese, faz referência à mensagem do papa Francisco para a Jornada Missionária Mundial deste ano, enfatizando que a missão da Igreja é evangelizar todas as pessoas e povos, sem exceção, compartilhando a alegria do Evangelho como um horizonte grandioso e um banquete desejável.

O bispo convoca a todos e todas a participarem da Assembleia, destacando a importância de alinhar os esforços com a Igreja em seu processo sinodal e construir juntos a preparação das celebrações do Jubileu de Prata da Diocese de Osório, visando novos horizontes para a missão que nos foi confiada.

Quem deve participar da Assembleia?

O coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Marlon Ramos Lopes, recorda que de acordo com o Regimento da Diocese, os seguintes grupos são convocados a participar da Assembleia Diocesana de Pastoral: o bispo diocesano, os presbíteros e diáconos, os membros da Vida Consagrada, os membros da Coordenação Diocesana de Pastoral (CDP) e Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese (CAED), os seminaristas, os coordenadores diocesanos das pastorais, ministérios, movimentos, grupos e associações eclesiais.

Também estão convocados os coordenadores das seguintes forças pastorais: Catequese, Conselhos, Pastoral Litúrgica, Pastorais Sociais, Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Juventudes, Pastoral da Comunicação (PASCOM), Conselho Diocesano de Movimentos (CODIM), Serviço de Animação Vocacional (SAV), Pastoral do Dízimo e Grupos Eclesiais (os movimentos ECC, MCC, MCJ, EPC, RCC, REJOC, Terço dos Homens, Equipes de Nossa Senhora, Focolares, Apostolado da Oração e Capelinhas, entre outros).

Recomenda-se que cada paróquia envie de 10 a 15 representantes que estejam profundamente envolvidos na coordenação das pastorais.