Notícias da diocese › 09/07/2020

Agentes do Serviço de Animação Vocacional Diocesano reunidos em videoconferência

Atualmente, diante das orientações para o cumprimento do isolamento social, agentes pastorais da Diocese de Osório têm buscado novas formas de manter a atuação e serviço à Igreja. Nesta semana, na última quarta-feira, 8 de julho, os agentes de pastoral do Serviço de Animação Vocacional Diocesano (SAV) estiveram reunidos por meio de videoconferência.

Coordenando a iniciativa estava o seminarista Éderson Oliveira, apresentando ao grupo pelo Padre Rodrigo Schüler de Souza como o novo referencial diocesano para o Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Osório. Os participantes da reunião digital representavam as paróquias de Torres, Vila São João-Torres, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Osório, Maquiné e Cidreira, além da participação de religiosas de algumas das casas de formação presentes na Diocese, como: Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida e das Irmãs Franciscanas de Penitência e Caridade Cristã.

De acordo com Éderson, um dos propósitos da reunião foi recuperar a convivência entre os integrantes do SAV e motivá-los diante das atuais circunstâncias de pandemia. Em pauta, o grupo discutiu sobre possibilidades de atividades para o mês das vocações celebrado pela Igreja em agosto, especialmente destacando a intensificação das orações pelas vocações e, na medida do possível, motivar, acompanhar e incentivar as vocações.

Dentre as iniciativas discutidas na videoconferência, o referencial para as vocações destacou a produção de live que explicasse a temática do mês e o material proposto. “Essa live seria no seminário da Diocese, Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, localizado em Viamão, com a participação dos seminaristas”, explica.

Os participantes se comprometeram a partir do material vocacional realizar atividades em suas paróquias, como: terço vocacional, leitura orante da Bíblia, vigília, entre outros. Éderson também informou na oportunidade que estará em contato com os vocacionados da Diocese, respeitando as medidas de cuidado desse momento de isolamento social.

Por fim, o seminarista informou sobre a realização de sua ordenação diaconal, que será realizada em celebração privada no dia 28 de agosto, às 19h30min, na igreja Santo Antônio em Santo Antônio da Patrulha, com transmissão ao vivo pela página da Diocese de Osório no Facebook. Éderson pediu orações nas paróquias da Diocese na intenção de sua ordenação.

Material Vocacional 2020

Este ano, em específico, a inspiração principal do mês vocacional está em sintonia com a Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, a Christus Vivit, apresentada aos jovens e que traz orientações pastorais para toda a Igreja.

Com o tema “Amados e Chamados por Deus” e o lema “És precioso aos meus olhos. Eu te amo”  (Is 43,1-5), o mês vocacional este ano será celebrado de uma forma especial, principalmente por conta da pandemia.

>> Deseja conhecer mais sobre o Serviço de Animação Vocacional? Procure o pároco da sua paróquia por meio do telefone da secretaria paroquial.