Notícias da diocese › 05/06/2023

Agentes da PASCOM de nove paróquias participam da Roda de Conversa sobre Comunicação

Agentes da Pastoral da Comunicação de nove paróquias da Diocese participaram durante a manhã do último sábado, 3 de junho, da “Roda de Conversa sobre Comunicação”, conduzida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, em Terra de Areia.

O bispo, de forma muito próxima, abordou por meio de bate-papo reflexões sobre a mensagem do papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrado pela Igreja Católica no dia 21 de maio.

O Papa Francisco escreveu sua mensagem com o apelo: “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (Ef 4,15)”. É um convite que se inspira no jeito de Jesus falar com seus interlocutores. Uma convocação para “comunicar cordialmente quer dizer que a pessoa que nos lê ou escuta é levada a deduzir a nossa participação nas alegrias e receios, nas esperanças e sofrimentos das mulheres e homens do nosso tempo. Quem assim fala, ama o outro, pois preocupa-se com ele e salvaguarda a sua liberdade, sem a violar”.

De acordo com dom Jaime, o apelo a comunicar cordialmente dirige-se não apenas àqueles que estão à frente dos meios de comunicação de massa ou aos influenciadores digitais, mas também a cada um de nós, pequenos comunicadores de cada hora nas redes sociais, a enviar mensagens para familiares e amigos. Em grande ou pequena escala, a palavra no coração de quem a escuta sempre produz efeitos. Atentos ao bem que devemos promover, cuidemos de “testemunhar a verdade no amor”, escolhendo a promoção da vida, negando-se a divulgar mentiras, preservando os direitos das pessoas.

Participaram do evento agentes da Pascom das Paróquias São Domingos (Torres), São Pedro (Xangri-La), Bom Pastor (Imbé), São José (Três Cachoeiras), São Pedro (Terra de Areia), Nossa Senhora dos Navegantes (Tramandaí), Nossa Senhora do Caravaggio (Osório), Nossa Senhora da Conceição (Osório) e Nossa Senhora do Amparo (Dom Pedro de Alcântara).

A atividade foi coordenada pela Comissão Diocesana da Pastoral da Comunicação, sob a assessoria eclesiástica de Pe. Leonir Alves.