Artigos › 17/02/2022

44ª Romaria da Terra será com público reduzido e transmissões online

Este ano, o tema escolhido é Agricultura Familiar e Agroecologia: Sinais de Esperança e o lema “Irmãs e Irmãos Cuidemos da Mãe Terra”.

A Cooordenação da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, as orientações para a realização e participação da 44ª Romaria da Terra, em Ilópolis, no dia 1º de março. Em virtude do aumento dos casos de Covid-19, por causa da variante Ômicron, a romaria será realizada com público reduzido e será transmitida pelas redes sociais da CNBB Sul 3, Diocese de Santa Cruz do Sul, Romaria da Terra do RS, Paróquia Santuário São Paulo Apóstolo e Rede Soberania.

A sugestão da Comissão Pastoral da Terra e da Diocese de Santa Cruz do Sul é que as arqui/dioceses do regional participem da romaria com representações e não com grandes caravanas, como nas edições anteriores. Entretanto, o comunicado destaca que “não está vedada a participação de alguma caravana de ônibus que esteja previamente organizada”.

Programação

Para a programação, está prevista a acolhida dos romeiros a partir das 7h30min em frente ao Museu do Pão, com lanche e água. A abertura acontecerá às 8h30 com falas, cantos e encenações. Logo após, terá início a caminhada percorrendo as ruas da cidade com paradas temáticas. A caminhada segue em direção ao Parque do Ibama (Parque da Erva Mate) onde será realizada a celebração Eucarística, com bênção dos alimentos e envio dos romeiros e romeiras.

Confira o comunicado oficial com as orientações para a 44ª Romaria da Terra, divulgado esta tarde:

CNBB Sul 3