Notícias da diocese › 30/05/2024

Solenidade de Corpus Christi celebra a Sagrada Eucaristia e arrecada alimentos e agasalhos na Diocese de Osório

A celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (30), ocorre nas 23 paróquias da Diocese de Osório. Cada paróquia divulga em seu site e redes sociais os locais e horários da Celebração de Corpus Christi. Acesse os sites e redes sociais das paróquias do Litoral Norte gaúcho aqui.

Para este ano, conforme a recente orientação do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, durante a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), as paróquias no Litoral Norte gaúcho devem marcar a celebração de Corpus Christi com iniciativas de solidariedade em favor das famílias afetadas pelas enchentes no RS. Uma das formas de realizar essa ação solidária é, com criatividade, enfeitar os caminhos de passagem do Santíssimo durante a procissão.

Todas as doações arrecadadas serão destinadas às famílias afetadas pelas enchentes, especialmente aquelas que estão sendo abrigadas na região. Orienta-se ainda que cada paróquia contabilize as doações arrecadadas e informe a secretaria da Cúria Diocesana em Osório.

A ORIGEM DA SOLENIDADE

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como a Solenidade Corpus Christi, foi declarada para celebração em toda a Igreja no ano de 1264, pelo Papa Urbano IV, sob a influência de Santa Juliana de Cornillon, com a defesa da Teologia da Presença Real.

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização, entre os séculos XVI e XIX. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.