Notícias da diocese › 18/09/2018

Secretárias paroquiais participaram de reunião formativa em Osório

As secretárias paroquias da Diocese de Osório participam, ao longo do ano, de reuniões e encontros de formação para a sua formação pessoas e também contribuir com o bom andamento das secretarias das paróquias que formam a Diocese no Litoral Norte gaúcho.

Na última edição da Reunião Diocesana das Secretárias Paroquiais, realizada na segunda-feira, 17 de setembro, na Cúria Diocesana, em Osório, participaram 17 secretárias das paróquias e da Cúria Diocesana, acompanhadas pelo coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, do referencial para as Secretárias Paroquiais, Pe. Ildomar Danelon e, o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl.

Na parte da manhã, a reunião contou com a assessoria da profissional Cristiane Meinhart, coach de Vida e Família, abordando o autoconhecimento para o desenvolvimento humano com vistas ao desenvolvimento profissional. A profissional, por meio de técnicas e dinâmicas, conduziu o grupo a refletir sobre a importância e necessidade do “conhecer-se a si mesmo” e tudo que faz parte da individualidade: angustias, limitações, sonhos.

Para a secretária da Cúria Diocesana, Marilene Dias, a formação comprometeu os participantes a olhar para si, tomar consciência sobre algo que precisa de mudado/desenvolvido e ao final da formação provocou o grupo para 0 compromisso de mudança.

Pela tarde, com a presença do bispo  dom Jaime Pedro, orientações e esclarecimentos foram dados, especialmente, acerca da correta inserção de informações no Sistema Pastoral e sobre a emissão de documentos, dada a importância dos processos administrativos para o bom funcionamento das paróquias.