Notícias da diocese › 10/05/2022

Romaria à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes ocorre no dia 29 de maio em Dom Pedro de Alcântara

A Diocese de Osório e a Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Dom Pedro de Alcântara realizam a 43ª edição da Romaria à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no dia 29 de maio, domingo.

De acordo com o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Pe. Gilberto Fraga, a Romaria é oportunidade, especialmente após a pandemia, para um encontro de fé e devoção no Santuário Diocesano da Gruta.

Todos os anos romeiros provenientes de diversos municípios da região se deslocam a pé para a gruta, esculpida pelo mar e pelos ventos, há milhares de anos. Nos dois últimos anos esse caminho foi percorrido de forma mais restrita, em visitas ao longo do ano por pequenos grupos familiares e de forma individual.

Neste ano, com a realização da Romaria é retomada a programação no Santuário, que possui amplo espaço ao ar livre para momentos de oração, agradecimento pelo dom da vida e pelos muitos irmãos perdidos na pandemia.

História do Santuário

Em fevereiro de 1950, o Santuário foi inaugurado e no início a comunidade local se reunia para rezar e confiar seus pedidos. Com o passar dos anos, o Santuário passou a receber cada vez mais devotos de diferentes cidades do RS e SC, chegando, hoje, ser considerado um local de grande devoção recebendo visitantes durante todo o ano, especialmente centenas de romeiros durante o mês de maio.

Programação:
8h – Missa
10h – Missa, com transmissão e cobertura da Rádio Maristela 106.1 FM.
12 – Almoço*
14h – Santo Terço
16h – Missa e, após, procissão

* Para o almoço o ingresso antecipado custa R$ 25,00 (galeto, arroz, aipim, rosca e saladas), podendo ser adquirido na secretaria paroquial ou via WhatsApp, com pagamento também por meio de PIX. Para mais informações, contate o telefone/WhatsApp: (51) 984102442.

A Romaria é uma realização da Diocese de Osório, por meio da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, com o apoio das prefeituras municipais de Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul e Três Cachoeiras.

Ao longo do ano, o Santuário Diocesano recebe também outros eventos religiosos e esportivos como a Romaria dos Motociclistas, Cavalgada da Gruta e Pedal da Gruta.

Agende-se!

31 de julho – Romaria dos Motociclistas.

25 de setembro – Cavalgada da Gruta.

04 de dezembro – Pedal da Gruta.