Notícias da diocese › 30/09/2022

Participe das iniciativas da Campanha Missionária 2022 na Diocese de Osório

Outubro é o Mês Missionário para a Igreja Católica no Brasil. E, para esta ocasião, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovem diversas iniciativas para animar as celebrações em todas as paróquias e comunidades do país. Neste ano, o tema proposto para a Campanha Missionária é “A Igreja é missão” e a inspiração bíblica “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

De acordo com o referencial para a Animação Missionária na Diocese de Osório, por meio do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), Pe. Fabrício Raupp Alves, as iniciativas de 2022 são animadas pelo Ano Jubilar Missionário com uma programação nas paróquias da Diocese, com Missas, Encontro de Formação, Novena, Vigília, Coleta entre outras atividades que marcarão o mês.

PROGRAMAÇÃO

Para participar deste mês dedicado às missões, o Comidi propõe as seguintes iniciativas:

28/09 – 19h: Missa e Formação Missionária, em Xangri-Lá.

Durante todo o mês: Novena Missionária (veja calendário abaixo).

22/10: Vigília Missionária nas paróquias.

22/10 e 23/10:

– Coleta Missionária;

– Pequeno Gesto Missionário (visitando alguma instituição ou promovendo alguma ação de caridade, visitando idosos e doentes, ou pessoas que se afastaram da Igreja durante a pandemia, ou fazendo alguma ação fora dos portões da Igreja, sempre observando o objetivo de levar o Evangelho de Jesus Cristo e identificando-se como católicos);

– Terço dos Homens pela missão (seja rezado o Terço Missionário pedindo pela Igreja, clero, juventude, famílias e missão nos continentes);

– Cartas aos Missionários na Amazônia (produzir uma carta para os missionários da Diocese que estão na Amazônia, as quais serão levadas até lá por um missionário de nossa Diocese. As cartas deverão ser entregues na secretaria de cada paróquia até 28/10).

29/10 – 8h30min: Formação Missionária, em Osório/RS.

05/11 – 8h30min: Formação para lideranças dos Grupos de Famílias, em Osório/RS.

NOVENA

Entre as principais atividades motivadas para realização nas paróquias e comunidades, a Novena Missionária deste ano destaca o testemunho de missionários e missionárias, cristãos leigos e leigas, da vida consagrada, de ministros ordenados, de povos originários, do povo de Deus das Igrejas locais e dos visibilizados que, nos confins do mundo, testemunham o Evangelho de Jesus Cristo, tendo o Espírito Santo como protagonista da missão.

Confira a realização da Novena Missionária nas paróquias da Diocese de Osório:

04/10 – 1º dia: TRÊS FORQUILHAS e TERRA DE AREIA.

05/10 – 2º dia: XANGRI-LÁ e CAPÃO DA CANOA.

06/10 – 3º dia: IMBÉ e TRAMANDAÍ.

11/10 – 4º dia: VILA SÃO JOÃO, TORRES e ARROIO DO SAL.

13/10 – 5º dia: DOM PEDRO DE ALCÂNTARA e TRÊS CACHOEIRAS.

18/10 – 6º dia: MAMPITUBA e MORRINHOS DO SUL.

20/10 – 7º dia: PALMARES DO SUL, BALNEÁRIO PINHAL e CIDREIRA.

25/10 – 8º dia: CARAÁ e SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA (CIDADE ALTA).

27/10 – 9º dia: OSÓRIO (NOSSA SENHORA DO CARAVÁGIO e NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO).

Além da programação, ainda os Conselhos Missionários paroquiais ou responsáveis pela animação missionária nas paróquias receberam sugestões de muitas outras iniciativas de vivência do tema, “A Igreja é Missão”, como por exemplo a ambientações dos ambientes litúrgicos com as cores missionárias, representando todos os continentes (verde, amarelo, azul, vermelho e branco), o cartaz, as imagens dos padroeiros da missão ou símbolos da missão em todas as missas do mês de outubro, bem como, que em toda a missa tenha uma prece pelas missões e missionários e que seja cantado o Hino Missionário.

COLETA MISSIONÁRIA

Nos dias 22 e 23 de outubro, as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias animam a Coleta Missionária em todo o Brasil. Nestes dias, as ofertas são integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Em 2021, este fundo colaborou com 1.050 dioceses pobres, nos territórios de missão nos cinco continentes, distribuindo mais de R$ 418 milhões, fruto das doações da coleta missionária. O Brasil contribuiu com a doação de mais de R$ 6 milhões. Foram ajudados projetos nas áreas de catequese, obras sociais, comunicação, cuidado pastoral para crianças, animação e formação missionária, educação escolar, proteção à vida e formação de seminaristas.

Confira abaixo materiais disponíveis para leitura!

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2022

Acesse todos os materiais da Campanha Missionária 2022 no site: www.pom.org.br/cm2022

Com informações das POM