Notícias da diocese › 28/07/2023

Padre Ricardo Justin Jacoby e Mariana da Silva Vigano partem para a Jornada Mundial da Juventude 2023 em Portugal

Em busca de fortalecer sua fé e unir-se a jovens de todo o mundo em um só propósito, o Pe. Ricardo Justin Jacoby, pároco da Paróquia Santo André Avelino em Maquiné, e a jovem leiga Mariana Vigano, da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio de Osório, estão embarcando para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. O evento, que acontecerá em Lisboa, Portugal, promete ser uma experiência inesquecível para ambos os participantes.

Pe. Ricardo, natural de Três Forquilhas, tem uma trajetória de fé marcada por seu envolvimento com a JMJ. O evento foi tão significativo em sua vida que, após dez anos de sua primeira participação na JMJ Rio 2013, sentiu o desejo de vivenciá-lo novamente, agora como sacerdote. Em entrevista, ele compartilhou a importância dessa peregrinação espiritual.

Pe. Ricardo é pároco da Paróquia Santo André Avelino em Maquiné e participa da JMJ pela segunda vez

“JMJ é um grande testemunho da Igreja jovem, jovens do mundo todo reunidos num mesmo propósito de fé e por Jesus Cristo. Uma grande expectativa é estar com o Papa Francisco nos momentos centrais da Jornada”, afirma o padre.

De acordo com o Pe. Ricardo, a preparação para a JMJ 2023 ocorreu ao longo de um ano, com reuniões on-line e momentos de preparação espiritual. Para Pe. Ricardo, esse período de preparação foi essencial para que pudesse se conectar ainda mais com os propósitos do evento e se preparar para enfrentar os desafios que possam surgir durante a jornada.

Além disso, o convívio com jovens de diferentes culturas e realidades, as catequeses e a visita ao Santuário de Fátima são aspectos que ambos os participantes aguardam com entusiasmo. A Jornada Mundial da Juventude representa uma oportunidade para trocar experiências, aprender com outros fiéis e fortalecer os laços de união entre os membros da Igreja.

Mariana junto ao grupo de jovens do Caminho neocatecumenal que participam da JMJ 2023

Mariana partiu para a JMJ no dia 26 de julho, quarta-feira, e o Pe. Ricardo embarca rumo a Portugal no dia 29 de julho. Durante esse período, eles levarão em suas preces toda a comunidade que representam, esperando poder contribuir com a juventude e a Diocese através da vivência e aprendizados adquiridos na JMJ Lisboa.

A Jornada Mundial da Juventude 2023 é um evento de grande importância para a Igreja Católica, pois representa a união dos jovens em torno da fé e da mensagem de Jesus Cristo. É uma oportunidade de reafirmar os valores da religião e de proporcionar aos participantes uma experiência única de comunhão e espiritualidade. A presença de representantes como o Pe. Ricardo e Mariana é um símbolo do comprometimento da Igreja com a juventude e com a disseminação dos ensinamentos do evangelho pelo mundo.

Como diz o hino da jornada:

Todos vão ouvir a nossa voz,

Levantemos os braços, há pressa no ar.

Jesus vive e não nos deixa sós:

Não mais deixaremos de amar.

Acompanhe a participação de Pe. Ricardo e Marina na JMJ 2023 no Instagram:

@pe.ricardojacoby

@mariana.vigano.52