Notícias da diocese › 10/05/2023

Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) realiza sua Assembleia Diocesana

No domingo, 7 de maio, o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou sua Assembleia Diocesana (AD2023), no Centro de Evangelização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Capão da Canoa.

A AD2023 foi eletiva, com a reeleição para as funções de coordenador e vice para o biênio 2024/2025, os cursilhistas Fabiano Silveira de Oliveira e Antônio Luiz Iaronka, respectivamente. Ambos, em suas falas, se comprometeram em continuar os trabalhos iniciados em 2022, sempre respeitando as determinações dos grupos executivos nacional e regional, bem como andar sempre alinhados com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Diocese de Osório.

O Grupo Executivo Diocesano (GED) do MCC convidou o coordenador do GED da Diocese de Montenegro, Eduardo Sebastião Flores, para assessorar o estudo realizado na AD2023, que teve como tema, “A sinodalidade na missão do MCC” e lema, “Preservar a unidade do Espírito (Ef 4,3), seguindo a verdade em amor” (Ef 4,15), na dimensão, “Martírio – testemunho de fé, missão e resposta”.

Eduardo conta que o que foi visto na AD2023 é a maior prova de que os cursilhistas estão cientes da importância que o estudo tem no MCC e que buscar atualização significa manter a fé viva e latente, significa partilhar o amor que se sente por Jesus e os irmãos.

“Fiquei muito feliz com o convite para vir a Capão da Canoa passar a mensagem na AD2023 desta Diocese. Fomos recebidos por corações cursilhistas acolhedores e felizes, como quem evangeliza sorrindo. Essa experiência de intercâmbio entre dioceses, para falar de temas atuais da nossa Igreja, como sinodalidade, tendo como dimensão o martírio, é realmente ser Igreja em saída, como pede nosso Papa Francisco. Bom seria, se a ideia fosse repetida por outras dioceses”, agradece o assessor Flores.

A conselheira do GED da Diocese de Osório, Cátia Lenir Mota, diz que a fala do Eduardo foi maravilhosa, comprovando, desta forma, que é muito importante ouvir cursilhistas de outros GEDs, para fortalecer ainda mais as vivências de fé e conhecimento.

“A AD2023 foi um momento muito bom para o nosso crescimento pessoal e também do movimento. Fico muito feliz, pois, muitas vezes tentei colocar algumas ideias de mudanças, porém, sempre sem êxito. Parabenizo a coordenação atual do nosso GED, pois estão buscando realmente seguir as normas do nacional, lembrando que as mudanças são necessárias e me orgulho muito desta grande conquista. Fiquei feliz em ouvir o Eduardo nos parabenizar pelo trabalho exercido pelo MCC aqui em nossa Diocese, comprovando que estamos no rumo certo”, comemora a conselheira.

A coordenadora do Setor da Vila São João, Graziela Justo da Silva da Rosa, conta que esteve presente na AD2023 juntamente a outros membros da coordenação do setor e que ficaram muito felizes em poderem participar e entender que é necessário ser testemunhas de amor e acolher a todos, unidos na mesma causa: levar Jesus Cristo a todos que tem sede e fome desse amor.

“O GED nos proporcionou um momento de estudo com o Eduardo, onde este foi extraordinário na explanação sobre “martírio, testemunho de fé, resposta e missão”. Entendemos que, como movimento, precisamos viver em sinodalidade, todos juntos em missão permanente”, finaliza a coordenadora do Setor.

Para saber mais informações sobre o Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Osório, pode seguir no Instagram  e Facebook, nas secretarias das paróquias ou pelo (51) 99978-1486 (WhatsApp).

Colaboração: MCC Diocese de Osório