A Voz do Bispo › 15/12/2023

Jesus nasce hoje, quando acreditamos na Família

Depois de termos entendido que Jesus nasce hoje quando vivemos o Batismo e quando celebramos a Eucaristia, nesta semana somos convidados a observar e perceber que Ele nasce também quando acreditamos na Família com sua vocação e missão, especialmente no que se refere a educação e formação das novas gerações.

Como afirma o subsídio “ao contemplarmos a Sagrada Família – Jesus, Maria e José – que nos faz dizer: eu acredito na minha família e em todas as famílias. E nos faz anunciar a boa nova da família cristã. Jesus nasceu e criou-se no seio de uma família judaica, com os costumes e leis de sua época. Maria e José tinham o compromisso de levar seu filho primogênito para apresentá-lo a Deus no templo. Eles cumpriram a Lei de Deus deixando-nos o exemplo da obediência, respeito e amor a Deus. Também hoje, as famílias cristãs tem a missão de educar os filhos na lei de Cristo e da Igreja, além de proporcionar-lhes uma educação integral”.

Com relação a isso trago uma reflexão de um colega bispo. Para ele uma das maiores dificuldades na educação dos filhos é, sem duvida, como disciplinar o USO DO TEMPO. Não existe boa educação sem ensinar como dividir o tempo para cada ocupação, tarefa e brinquedo. Essa educação só funcionará se os filhos não só ouvirem a orientação dos pais, mas se veem o exemplo dos pais que também sabem dividir seu tempo entre trabalho, lazer, convivência com a família, oração e todos os demais compromissos. E conclui: “Se quisermos, no futuro, ainda pessoas que dediquem um tempo para Deus, temos que incluir Deus e a oração na educação infantil. Porque o tempo dedicado aos afazeres, pessoas e a Deus vai dizer o que realmente é importante”.

Portanto, o hoje nasceu o Salvador passa pela família que vive a religião. É preciso perceber o hoje da salvação, acreditando na família. Deus acreditou e acredita na família e a salvação aconteceu e acontece na família. Conseguimos ver isso? Que tal darmos uma observada no uso do tempo em nossa família!