Notícias da diocese › 12/07/2023

Encontro para implantação da Pastoral Familiar na Diocese de Osório ocorre no dia 15/07 em Capão da Canoa

A Diocese de Osório deseja implantar a Pastoral Familiar, a qual se define como um serviço que se realiza na Igreja Católica, abrangendo todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Para iniciar esse serviço na Diocese, os assessores eclesiásticos, Pe. Gibrail Walendorff e Pe. Edegar P. da Rosa, convidam casais ou até quatro pessoas de cada paróquia do Litoral Norte gaúcho para participar do Segundo Encontro de Formação da Pastoral Familiar, no dia 15 de julho, das 8h30min às 11h, no Centro de Evangelização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de Capão da Canoa.

Na ocasião, com a presença do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, será apresentada a proposta da Pastoral Familiar para a Igreja Particular de Osório, a partir de um panorama geral sobre o Projeto, a metodologia e a suas ações concretas.

De acordo com o Pe. Gibrail, sendo a Pastoral Familiar aberta a todas as famílias, podem participar do Encontro, casais com o sacramento do matrimônio, casais sem o sacramento do matrimônio, casais em nova união, viúvos/viúvas, jovens…Todas as pessoas indicadas pela paróquia devem ao menos participar da vida comunitária da paróquia, podem estar engajados nas pastorais, serviços e movimentos.

Há muito a Igreja no Brasil tem favorecido o trabalho com as famílias, especialmente por meio da Pastoral Familiar. Ela cresce e se aprimora através das diversas formações nacionais, regionais, diocesanas e paroquiais.