Notícias da diocese › 22/03/2023

Diocese de Osório sedia a 41ª Assembleia Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade

O Grupo Executivo Diocesano (GED) do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório assumiu a responsabilidade de sediar a 41ª Assembleia Regional (AR) do GER SUL3 RS1 em março de 2023 e, desde então, vinha se organizando para este momento, que é tão importante ao Movimento, pois as assembleias do MCC são realizadas anualmente em todas as instâncias: nacional, regional e diocesana.

AR foi realizada nos dias 17 a 19 de março, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Arroio do Sal, no Hotel da Apresul e teve como tema “Sinodalidade na missão do MCC” e como lema, “Preservar a unidade do Espírito e seguindo a verdade em amor”, com a dimensão “Martírio: Testemunho de fé, resposta e missão. O movimento tem por prática trabalhar, a cada triênio, um determinado tema e, em 2023, pelo terceiro ano se estuda acerca do tema da sinodalidade.

A dimensão do martírio trabalhado nesta assembleia leva cada cursilhista a assumir seus “mártires”: da fome, da dor, da doença, do preconceito, dos problemas familiares, da doação excessiva ao serviço, às perseguições fora e dentro da Igreja, levando-os a se perceberem como mártires em seu dia a dia, em seus diferentes ambientes. Aceitando com amor, fé e fidelidade o “martírio branco”.

Nesta AR, o representante do Grupo Executivo Nacional (GEN) foi o padre Francisco Luiz (pe. Chico), que faz parte do Grupo de apoio do GEN. Em sua explanação acerca do tema, lema e dimensão, foi enfático ao dizer que é necessário mudar, com respeito, a cultura e a visão distorcida da realidade e do Evangelho. É necessário questionar-se qual a postura que o cursilhista tem diante dos ambientes, pois é necessário criar uma visibilidade de amor, pertencentes à Igreja “mãe” e é preciso urgente se adaptar às realidades atuais em que se vive, sendo rápido e ágil.

“O mártir, não é somente aquele que derrama o seu sangue por Jesus Cristo e sua Igreja. É correto afirmar que existe o “martírio branco”, que é todo aquele cristão, que por amor a Cristo e à sua Igreja, ama sem medidas, mesmo diante das grandes adversidades que são submetidos. Martírio é aceitar a própria vida, por amor e fé em Jesus. Sofrer não é martírio. Amar é!,” afirma pe. Chico.

O coordenador do GER SUL3 RS1, Lucas Tonial Scortegagna, faz um agradecimento especial ao GED de Osório por todo empenho na organização da AR.

“Sou um jovem que desde muito cedo faço minha caminhada dentro do MCC e sou grato a Deus por esta bênção. Agradeço a cada cursilhista da Diocese de Osório que, de uma maneira ou outra, nos oportunizou momentos tão significativos de amor, aprendizado e fé”, afirma Lucas.

O coordenador do GED de Osório, Fabiano Silveira de Oliveira, explica que organizar a 41ª Assembleia Regional foi desafiador e muito gratificante e que só foi possível porque conta com uma coordenação diocesana muito unida e que se ama. Diz ainda, que as coordenações dos sete setores existentes na Diocese foram extremamente solícitas, mostrando a existência de sinodalidade no movimento.

“Tudo que fizemos nesta AR foi por amor a Jesus. Ele nos faz dar sentido à vida. Sou grato por estar em um movimento que me resgatou e me possibilita converter-me diariamente. Agradeço ao GER por acreditar que conseguiríamos organizar este momento. Agradeço a todos os 98 cursilhistas oriundos das nove dioceses que compõem o GER SUL3 RS1, por sua participação, empenho e entrega. Agradeço a todos os cursilhistas de nossa Docese que aceitaram o desafio e se dispuseram a trabalhar para que tudo acontecesse da melhor maneira possível. Martirizar-se é amar com excelência e comunhão à Igreja de Jesus Cristo”, agradece o coordenador.

Para participar do Movimento de Cursilhos de Cristandade pode-se procurar as secretarias das paróquias e, se em um determinado local o Movimento não se faz presente, basta entrar em contato pelas redes sociais do MCC pelo Instagram no @cursilhoosorio.

Colaboração: MCC Diocese de Osório