Notícias da diocese › 17/04/2023

Diocese de Osório esteve representada na preparatória para o 15º Intereclesial de CEBs Nacional

No último final de semana, 15 e 16 de abril, em São Leopoldo, aconteceu a reunião preparatória para o 15º Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) Nacional que acontecerá em Rondonópolis/MT em julho próximo.

Representando a Diocese de Osório estava o padre Rodrigo Schüler, pároco da Paróquia Bom Pastor de Imbé, e o leigo Luiz Fernando de Tramandaí. Lembramos que as CEBs estão presentes de forma organizada na Igreja Católica no Brasil desde a década de 60. A característica principal dessas comunidades é a vivência fraterna e articulada, através dos conselhos comunitários e pastorais, que se unem à hierarquia e decisões da Igreja local.

De acordo com o Pe. Rodrigo, é a vivência diocesana que vai até a base, ao seio familiar e da pequena comunidade, por isso são chamadas Comunidades Eclesiais de Base. A Diocese pode estar mais ou menos organizada nesta perspectiva, mas as comunidades Eclesiais existem e precisam ser fortalecidas.

“A partir da recepção do Concílio Vaticano II nossa Igreja latino-americana deu passos significativos para uma vivência eclesial de base. Hoje a Igreja no Brasil dá um outro passo importante destacando que as comunidades devem ser compreendidas também como Comunidades Eclesiais Missionárias. Em nossa Diocese temos os Grupos de Famílias como fortalecimento das CEBs, juntamente a experiência pastoral dos conselhos comunitários”, explica Pe. Rodrigo.

O tema do intereclesial nacional é “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”, e com o lema, “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra (Is 65,17ss)”.